sábado, 4 de dezembro de 2010

DIVERSOS ARTIGOS - JORNAIS DO JBC-2010

DIVERSOS ARTIGOS - JORNAIS DO JBC-2010




Cyberbullying: quando até dentro de casa você se torna vítima





No mundo tecnológico em que se vive hoje, muitos jovens tornaram-se vítimas do cyberbullying. Esse tipo de crime vem crescendo silenciosamente e fere psicologicamente milhares de crianças e jovens em fase de desenvolvimento intelectual. Um exemplo do bullyling e do cyberbullying é o caso do “Rodeio das Gordas”, em que alunos de uma universidade apostavam quem ficaria mais tempo montado em cima de alguma garota com sobrepeso. Participantes deste “rodeio” criaram uma comunidade em uma rede de relacionamentos, para divulgar o evento.





Outro exemplo bem simples é quando criam uma comunidade, blog ou site que divulga ódio a uma pessoa, humilhando-a.

Filmes relacionados ao bullying





Tiros em Columbine





Carrie, a estranha



Gossip Girl





A série Gossip Girl, mostra claramente em todos os seus episódios a prática do bullying e do Cyberbullying



Espinhas: Terror dos Adolescentes



Por: Vanessa Lemos



Quem nunca teve uma espinhazinha sequer que atire a primeira pedra... Elas que tanto incomodam os jovens na puberdade. As espinhas ou Acne podem aparecer com a produção em excesso do Sebo produzido pelas Glândulas Sebáceas por uma disfunção hormonal causada pelos hormônios sexuais andrógenos e testosterona a partir de uma predisposição genética. O sebo tem como função proteger a pele tornando os pêlos à prova d’água prevenindo de secarem e posteriormente virem a quebrar. Mas, sua produção em excesso causa a acne. Há também casos de proliferação de bactérias na região interna do pêlo que transforma o Sebo em Ácido Graxo o que causa irritação pele.



Prevenção: A prevenção da acne deve ocorrer com a limpeza feita corretamente na pele para retirar a oleosidade da pele que pode ser feita com sabonetes e loções adstringentes.



Tratamento: Geralmente utilizam-se medicamentos de uso tópico. A medicação oral é necessária dependendo da gravidade da situação.Para mulheres existe o tratamento bastante eficaz por meio de hormônios utilizando a pílula Anticoncepcional. Mas é claro que antes de tentar usar um desses medicamentos principalmente nos casos mais complexos em que o paciente deve primeiramente consultar seu dermatologista que indicará a melhor forma de tratamento, pois alguns tratamentos possuem efeitos colaterais. Jamais espremas espinhas, isso causa marcas e cicatrizes permanentes se a infecção for para a parte inferior da pele.Evitar alimentos com muita gordura eles aumentam a oleosidade da pele deixando-a mais propensa a acne. Basta ter uma alimentação saudável e higienizar a pele regularmente que você pode reduzir ou até evitar o aparecimento dessa indesejável companhia.







Nossa cidade, nosso lar “limpo e lindo”









É repugnante ver alguém jogando lixo na rua, bem próximo de um lixeiro. Está na hora dessa ignorância ter fim, não precisamos fazer um mutirão, ou grandes reuniões sobre esse assunto tão fácil, porem, não levado a serio. Sabe como mudar essa realidade? Precisamos somente de você, de sua atitude, se cada um jogar o lixo no lugar devido teremos uma cidade linda, sem sujeira nas calçadas, sem fedor. Quem é que gosta de conviver com imundice?



Por: Andressa Almeida



O lixo pode muitas vezes conter materiais perigosos, que oferecem sérios riscos à saúde humana e ao meio ambiente, como baterias de veículos, pilhas e baterias comuns e de celulares, embalagens de produtos químicos, tóxicos e/ou corrosivos, por isso não joguem lixos nas ruas ou em qualquer lugar, ajude a preservar nossa cidade limpa e harmoniosa. O lixo pode causar também alagamentos pelo fato de entupirem os bueiros das ruas, então tenham consciência antes de jogar lixo na rua, procure lixeiras próximas, garanto que sua mão não vai cair se você ter esse ato de educação.



Por: Jean Azevedo





Bully



Meninas Malvadas





Meio Ambiente: Vamos preservar!









Temos presenciado ao longo dos anos, os efeitos da degradação do Meio Ambiente e os impactos negativos dessa destruição acelerada. Contudo, muitos ainda não perceberam a real necessidade da mudança de seus hábitos e atitudes. Bons hábitos geram boas ações! O que parece ser uma afirmação simples, costumeira usada desde a nossa infância, torna-se complicada e trabalhosa quando decidimos colocá-las em pratica no nosso dia-a-dia.



Uma pequena contribuição de cada um faria uma enorme diferença, ações como apagar a luz ao sair, tirar os equipamentos domésticos da tomada, fechar a torneira quando estiver escovando os dentes, entre outras. Não importa as atitudes contrárias que possam surgir, o importante é que você faça sua parte e de alguma forma estará conscientizando outras pessoas a fazer também.



Sua ajuda é essencial na preservação do Meio Ambiente, se casa um fizer a sua parte, já será de grande ajuda. Pense nisso, se você quer ser contra a poluição, contra o aquecimento global, ao desmatamento, basta fazer a sua parte, um simples ato como jogar um papel de bala no lixo, já será de extrema importância.



Por: Amanda de Oliveira



’ IMPORTANTE









Você é contra ou a favor?



POR BRENDA CECÍLIA



O aborto deve ser visto com homicídio, pois está tirando a vida de uma criança sem culpa. Desde feto ela já tem coração, sentimentos e sente a dor de ser rejeitado. Ao menos em casos de estupro ou formação incompleta, mas se a pessoa tem condições de criar o bebê, pra quê abortar? Esse assunto é muito discutido ultimamente, cada pessoa pensa de um jeito diferente. Uns dizem que a mulher é dona do corpo e faz o que quiser com ele; mas seria totalmente injusto aplicar suas imprudências na criança. Na maioria das vezes, meninas adolescentes que engravidam, por não ter diálogo com os pais pensam logo em abortar, tentam fazer algo forçado que acaba prejudicando elas mesmas/mesmos. Há muitas outras causas que levam a pessoa a pensar em tal ato, mas a verdade é: se engravidou o melhor a fazer é assumir a responsabilidade, conversar com os familiares e pedir apoio, inclusive do pai, que também ajudou a fazer. Além de ser uma crueldade, poderá a mulher se arrepender depois. Outra coisa muito importante é que o perfil médio de brasileiras que interrompem a gravidez tem entre 20 e 29 anos! Ou seja, nem sempre são as menores que pensam nisso, e a maioria é casada e já tem pelo menos um filho. O aborto, como se pode perceber, é praticado em todo lugar, por mulheres de todas as idades, pessoas que não conseguem pensar no bem mais precioso que estão tirando a vida. Leia o depoimento a seguir, feito por uma mulher que praticou o aborto:







“Aos 19 anos, fiquei grávida. Eu e meu namorado usávamos camisinha, mas um dia ela estourou. A menstruação atrasou, fiz um exame de sangue que confirmou: gravidez. Contei ao meu namorado e ele me disse que preferia ter o filho. Já minha mãe não teve dúvidas: falou que eu teria de tirar o bebê. Na época, eu cursava pré-vestibular e não trabalhava, mas tinha dúvidas se queria abortar ou não. Tomei a decisão quando percebi meu corpo mudando. Pensei: ‘tem uma criança dentro de mim!’. Falei para minha mãe que não queria abortar, mas ela foi enfática: se insistisse nisso eu iria para o olho da rua. Cedi à pressão e fui a uma clínica que uma amiga dela indicou. Quando chegamos lá, me examinaram e marcaram para aquela noite. Minha mãe não pôde ir porque tinha prova na faculdade. Eu já não estava mais falando com o meu namorado, que nunca gostou da ideia do aborto. Então, fui sozinha. Fiquei em uma sala com oito garotas. Uma ia abortar pela quarta vez. Outra tinha traído o noivo e ficado grávida. Fui a primeira a ser chamada. Tomei anestesia e apaguei. Quando acordei, me avisaram que poderia ir embora e que era normal ter sangramento na primeira semana. Quando cheguei em casa, bateu o arrependimento e saí quebrando o que via na frente. Sangrei um mês inteiro. Meu ginecologista encontrou restos placentários dentro de mim. Me internaram para fazer o esvaziamento do útero. Fui levando uma vida normal, até retomar meu namoro no ano seguinte, quando comecei a sentir dores por todo o corpo e a me entupir de remédios. Acabei no hospital e o namoro terminou de novo. Depois dessa crise, comecei a fazer terapia para tratar minha culpa. Quase não falo mais com minha mãe. Há dois anos, me casei, mas não penso ainda em ter filhos. Às vezes, quando vejo uma criança, penso no bebê que poderia ter tido, em como ele seria. Jamais me esquecerei do que fiz. Jamais esquecerei do que fiz. Quando vejo uma criança, penso em como seria o meu bebê"



Fonte: internet



Obras inacabadas





rede de abastecimento de água que está sendo feita já há algum tempo, e que, apesar do benefício que irá trazer, está deixando a cidade com centenas de ruas totalmente destruídas deixando as vias públicas por onde passam em situação pior do que estavam anteriormente.





Nossa prefeitura já recebeu advertências até da união (pais) TCU por causa do descaso com as obras que levam não só a prefeitura, mas todos os órgãos responsáveis pela execução das obras pra boca do povo, o que quase nunca acaba bem, para o povo.que a mais de 6 meses sofre com poeira e buraqueira na frente da sua casa e até do seu trabalho.



E como se tudo isso ainda fosse pouco, tem ainda a questão viadutos (que os políticos falam tanto e tentam tirar proveito para suas imagens). Essas obras estão paralisadas mais uma vez sob suspeita de superfaturamento. Quem diz isso é o Tribunal de Contas da União. Essa é a segunda vez que a obra para e com isso gera um verdadeiro caos no trânsito de Porto Velho. Alunos e trabalhadores sofrem dentro de circulares que além de estarem lotados tem que enfrentar filas enormes de congestionamento ,quando os sinais abrem os carros não conseguem andar 5 metros dos mais de 900 metros de congestionamento diários “nós alunos reclamávamos por ir de bicicleta ou a pé a escola , agora estamos vendo que esse é um método bem mais rápido e prático”.



obras inacabadas



Conto:





Limpeza da escola











Em um certo dia um grupo de amigos foram a uma instituição de ensino, onde era muito comentada por todos da cidade, ao chegar, se deparam com uma situação inesperada, eles não entenderam como os alunos conseguiram estudar em um ambiente tão sujo, com mesas empoeiradas, baldes de lixos quebradas, entre outros.



Ao se relacionar com os alunos da instituição, souberam pelos mesmos que essa situação era comum, que já tinha procurado providências, mas existia um fator maior que a falta de funcionários: a falta de respeito dos alunos.







Brenda Brasil









Coluna Social





Preconceito e desigualdades



Como o nome já diz, preconceito é a pré opinião do que não se conhece, julgando sem saber o que realmente é, somente pelo que achamos diferentes. O preconceito já existe à séculos, tenho certeza que sua avó já viveu isso (é muito tempo mesmo).Enfim, só o que muita gente não sabe, é que o preconceito além de ser anti-ético e desumano,ele pode ser usado como arma de exclusão na sociedade. Só porque o indivíduo não aceita o outro como ele realmente é, que ele pode recriminar e ofender uma pessoa com os mesmos direitos e deveres do que qualquer outra pessoa.



Vejamos dois preconceitos decorrentes no dia-a-dia.



 Racial: Seja a pessoa branca, amarela, parda, negra ou indígena, todas já sofreram preconceito racial, pelo menos uma vez na vida. O mais abrangente dos casos, é o preconceito com pessoas negras, isso se afirma apartir co que vemos no nosso dia-a-dia. Podemos analisar que a maioria dos negros tem renda mais baixa que os brancos, avaliamos também que existem poucos negros na política, na direção de empresas, no clero católico. Enfim, hoje o racismo ainda é um dos maiores problemas na sociedade. Vejamos um exemplo: Um rapaz (negro) é chamado para uma entrevista de emprego, chegando a entrevista , vê que um rapaz (branco) também busca vaga naquela empresa, então o contratante avalia os dois, por mais que o rapaz negro tenha uma boa qualificação, o contratante escolhe o rapaz branco, porque sabe que se escolher o negro, sua empresa não terá uma boa imagem lá fora. Além de humilhar as pessoas, racismo é crime, crime físico e psicológico.







 Orientação sexual: Há muito tempo, a homossexualidade é tida como um tabu na sociedade. Desde pequenos, os pais explicam aos filhos que o homem foi feito para a mulher e a mulher foi feita para o homem, porém conforme o passar dos anos, a sexualidade foi se introduzindo cada vez mais na cabeça dos adolescentes. Todo mundo sabe que o heterossexual se relaciona com o indivíduo do sexo oposto, e o homossexual se relaciona com o indivíduo do mesmo sexo, por isso das denominações – hetero ( homem x mulher ), gay ( homem x homem ), lésbica ( mulher x mulher ), e também há o bissexual, que se relaciona com os dois sexos.



A homofobia existe em qualquer lugar, em casa, no trabalho, no colégio, na rua. Principalmente no colégio, quando aquele grupo de alunos (na maioria meninos) vê um menino ou menina se comportar diferente dos outros, e começam a soltar piadinhas de mau gosto, xingamentos, ofensas verbais, e nos piores casos, até agressão física acontece. Isso se repete a cada dia, tem que colocar nas cabeças das pessoas que a opção sexual não faz a pessoa, o que faz a pessoa é o caráter, suas atitudes e escolhas. Eles são apenas pessoas normais que tenham a cada dia ser felizes, poder amar e serem amados, seguir vivendo sem preconceito, sem ser apontado como anormalidade por apenas não seguir as regras normalistas da sociedade. Ser homossexual não é fácil, mas nem por isso eles desistem, porque querem o espaço deles na sociedade, e é esse direito que muita gente nega a eles.











Fonte: Paulo rascunho

Um comentário:

  1. Pois é professora, eu sei que vacilei esse bimestre, porém a senhora resolveu me dar uma chance, e pra mim eu mereço essa nota porque eu me esforcei muito pra conseguir chegar aqui, a senhora pode ver que eu não fiquei de recuperação em nenhum outro bimestre, e também agradeço a senhora por ter me ensinado como fazer uma redação, lembro no começo do ano que a senhora disse que com seu ensinamento o aluno aprende mesmo, pude comprovar isso na pratica, sei que não sou o melhor aluno, mas também sei que desde da 8º serie no JBC só fui ter uma professora legal, divertida, e que sabe como ensinar, no 2º ano, eu me esforcei muito na sua matéria, e acho que merecia alguma coisa, um presente de natal talvez da senhora (risos).
    Queria aproveitar também pra agradecer o ótimo ano que a senhora nos proporcionou agradecer também por cada ensinamento, e desculpar pela raiva que fizemos a senhora passar. Desejo a senhora um ótimo natal e um prospero ano novo.

    Espero que a senhora possa me ajudar nisso professora Sônia Santos.



    Por: Igor Guedes nº 17 2º 7

    ResponderExcluir