segunda-feira, 9 de abril de 2012

Oração de um bom leitor: professores e alunos

O professor na sala de aula é um líder, pois procura influenciar os seus alunos para que estes se interessem pelas aulas, estejam atentos, participem, apresentem comportamentos adequados e obtenham bons resultados escolares.

Neste contexto, importa analisar que fatores podem permitir aos professores influenciar os seus alunos ou, no mesmo sentido, o que é que leva os alunos a deixarem- se influenciar pelo professor.

 No entanto, muitas vezes há uma insatisfação recíproca na relação entre os professores e os alunos. Também a aprendizagem e a motivação dos mesmos  depende da identificação destes com o professor.  Verifica-se que muitos alunos apresentam Insucesso funcional, isto é, a sua aprendizagem ou saber não corresponde ao que seria de esperar dado o nível de escolaridade, e muitos se encontram desmotivados relativamente às tarefas escolares

Alguns objetivos devem ser considerados:

• salientar as vantagens que poderão advir para a vida futura dos alunos se estudarem, comparativamente às desvantagens se não estudarem, embora atualmente haja uma grande incerteza quanto às possibilidades de concretização dos projetos pessoais;

• utilizar recompensas exteriores ao gosto e à competência que a realização das próprias tarefas poderia proporcionar indo ao encontro dos interesses dos alunos, apenas no início do processo de ensino-aprendizagem e quando os alunos apresentam uma motivação muito baixa;

• aproveitar as diferenças individuais na sala de aula, levando os alunos mais motivados, com mais conhecimentos ou que já compreenderam as explicações do professor a apresentarem os conteúdos aos outros alunos com mais dificuldades,

Contribuindo assim para uma maior compreensão e retenção da matéria por parte dos primeiros e para a modelação dos últimos;

• incentivar diretamente a participação dos alunos menos participativos, através de “pequenas” responsabilidades que lhes possam permitir serem bem sucedidos;

• fomentar o desenvolvimento pessoal e social dos alunos, através de estratégias de trabalho autônomo e de trabalho de grupo;

• utilizar metodologias de ensino diversificadas e que tornem a explicação das matérias mais clara, compreensível e interessante para os alunos; estabelecer as relações entre as novas matérias e os conhecimentos anteriores;

• partir de situações ou acontecimentos da atualidade ou da realidade circundante para ensinar as matérias aos alunos; utilizar um ritmo de ensino adequado às capacidades e conhecimentos anteriores dos alunos, privilegiado a qualidade à quantidade de matérias.

• criar situações de aprendizagem significativas para os alunos, contribuindo para uma retenção das aprendizagens a médio/longo prazo; evitar levar os alunos a estudar apenas na perspectiva do curto prazo porque vão ser avaliados sobre as matérias em causa;

Oração de um bom leitor.

Senhor, dê-me consciência da importância da leitura, pois sei que é para o meu bem pessoal,social e político.
Senhor, dê-me a inteligência de compreender e entender  “tudo” que eu leio.
Senhor, tu sabes que preciso dessa leitura para que eu possa enxergar as coisas que acontecem ao meu redor. Que eu possa me defender de outros leitores mais sapientes, espertos que não querem o meu bem.
Senhor, permita-me  desfrutar dessa maravilha que é a leitura, as palavras  possam revelar  todo o amor que sinto por vós. Que haja contexto  no meio em que vivemos, sem preconceito, em qualquer situação.
Senhor, que eu possa ler suas palavras e interpretá-las de modo coesivo e coerente.
Obrigado (a) meu Deus, pois sou alguém que tenta ser um bom leitor.

Diga AMÉM se você leu essa oração.

 s.s.s

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