quinta-feira, 5 de abril de 2012

Atividades avaliativas parciais...confira resultado.



Atividades Avaliativas - parcial de língua portuguesa 2012

Prova   A 2° 07 e 17  e 20

TEXTO.

A MISÉRIA É DE TODOS NÓS.

Como entender a resistência da miséria no Brasil, uma chaga social que remonta aos primórdios da colonização? No decorrer das últimas décadas, enquanto a miséria se mantinha mais ou menos do mesmo tamanho, todos os indicadores sociais brasileiros melhoraram. Há mais crianças em idade escolar frequentando aulas atualmente do que em qualquer outro período da nossa história. As taxas de analfabetismo e mortalidade infantil também são as menores desde que se passou a registrá-las nacionalmente. O Brasil figura entre as dez nações de economia mais forte do mundo. No campo diplomático, começa a exercitar seus músculos. Vem firmando uma inconteste liderança política regional na América Latina, ao mesmo tempo que atrai a simpatia do Terceiro Mundo por ter se tornado um forte oponente das injustas políticas de comércio dos países ricos. Apesar de todos esses avanços, a miséria resiste.

Embora em algumas de suas ocorrências, especialmente na zona rural, esteja confinada a bolsões invisíveis aos olhos dos brasileiros mais bem posicionados na escala social, a miséria é onipresente. Nas grandes cidades, com aterrorizante frequência, ela atravessa o fosso social profundo e se manifesta de forma violenta. A mais assustadora dessas manifestações é a criminalidade, que, se não tem na pobreza sua única causa, certamente em razão dela se tornou mais disseminada e cruel. Explicar a resistência da pobreza extrema entre milhões de habitantes não é uma empreitada simples.

01- O título dado ao texto se justifica porque:

A. a miséria abrange grande parte de nossa população;

B. a miséria é culpa da classe dominante;

C. todos os governantes colaboraram para a miséria comum;

D. a miséria deveria ser preocupação de todos nós;

E. um mal tão intenso atinge indistintamente a todos.

02- A primeira pergunta – “Como entender a resistência da miséria no Brasil, uma chaga social que remonta aos primórdios da colonização?”:

A. tem sua resposta dada no último parágrafo;

B. representa o tema central de todo o texto;

C. é só uma motivação para a leitura do texto;

D. é uma pergunta retórica, à qual não cabe resposta;

E. é uma das perguntas do texto que ficam sem resposta.

03- Após a leitura do texto, só NÃO se pode dizer da miséria no Brasil que ela:

A. é culpa dos governos recentes, apesar de seu trabalho produtivo em outras áreas;

B. tem manifestações violentas, como a criminalidade nas grandes cidades;

C. atinge milhões de habitantes, embora alguns deles não apareçam para a classe dominante;

D. é de difícil compreensão, já que sua presença não se coaduna com a de outros indicadores sociais;

E. tem razões históricas e se mantém em níveis estáveis nas últimas décadas.

04- O melhor resumo das sete primeiras linhas do texto é:

A. Entender a miséria no Brasil é impossível, já que todos os outros indicadores sociais melhoraram;

B. Desde os primórdios da colonização a miséria existe no Brasil e se mantém onipresente;

C. A miséria no Brasil tem fundo histórico e foi alimentada por governos incompetentes;

D. Embora os indicadores sociais mostrem progresso em muitas áreas, a miséria ainda atinge uma pequena parte de nosso povo;

E. Todos os indicadores sociais melhoraram exceto o indicador da miséria que leva à criminalidade.

05- “No campo diplomático, começa a exercitar seus músculos.”; com essa frase, o jornalista quer dizer que o Brasil:

A. já está suficientemente forte para começar a exercer sua liderança na América Latina;

B. já mostra que é mais forte que seus países vizinhos;

C. está iniciando seu trabalho diplomático a fim de marcar presença no cenário exterior;

D. pretende mostrar ao mundo e aos países vizinhos que já é suficientemente forte para tornar-se líder;

E. ainda é inexperiente no trato com a política exterior.

06- Segundo o texto, “A miséria é onipresente” embora:

A. apareça algumas vezes nas grandes cidades;

B. se manifeste de formas distintas;

C. esteja escondida dos olhos de alguns;

D. seja combatida pelas autoridades;

E. se torne mais disseminada e cruel.

07 - Observe a construção do texto a seguir:

“Nuvens brancas

Passam

Em brancas nuvens” LEMINSKI, Paulo.

      Analisando-se o texto acima, a afirmação descabida é:

a)“nuvens brancas” significam nuvens da cor do leite, da neve.

b)“brancas nuvens” significam momentos cercados de facilidade, de conforto,de alegria; sem sofrimento.

c)Sempre que se muda o adjetivo de lugar, muda-se o sentido do substantivo.

d)A mudança de posição do Adjetivo Brancas foi o recurso que o poeta utilizou para provocar a alteração de sentido.

e)O autor faz um jogo de palavras utilizando o mesmo adjetivo e substantivo.

08- O termo em destaque é um adjetivo desempenhando a função de um substantivo em:

O coitado está se queixando dela com toda a razão.

É uma palavra assustadora.

Num joguinho aceita-se até o cheque frio.

Ele  é meu braço direito, doutor.

Entre ter um caso e um casinho, a diferença, às vezes, é a tragédia passional.

09-  O substantivo composto, abaixo, que se flexiona, quanto ao número, de forma idêntica a mata-bicho, é:

(A) abelha-mestra       (B) beija-flor         (C) amor-perfeito         (D) má-língua         (E) guarda-noturno

10- "O guarda-florestal compareceu ao serviço sem guarda-chuva". Passando para o plural os substantivos compostos teremos:

a. guardas-florestal / guarda-chuvas

b. guardas-florestais / guarda-chuvas

c. guardas-florestais / guardas-chuvas

d. guardas-florestal / guardas-chuva

11- A série de palavras escritas corretamente é:

a) tribo - borborinho - mingua - régoa

b) tussir - borbulhar - guela - jaboticaba

c) abolição - entupir - caus - taboada

d) pulimento - escapolir - bulir - muringa

e) nódoa - murmúrio - sotaque - curtir

12 -. Assinale a alternativa em que, quanto ao gênero, todos os substantivos são epicenos.

a. salmão, zebra, elefante, tubarão

b. artista, pernilongo, égua, lente

c. pulga, jacaré, sapo, baleia

d. selvagem, soprano, rinoceronte, cobra

13- Dê o plural de: o pé-de-moleque; a couve-flor; o curto-circuito; o guarda-civil.

A) os pés-de-moleque; as couves-flores; os curtos-circuitos; os guardas-civis

B) os pés-de-moleques; as couves-flor; os curtos-circuitos; os guardas-civis

C) os pés-de-moleque; as couve-flores; os curto-circuitos; os guarda-civis

D) os pés-de-moleque; as couve-flor; os curto-circuitos; os guardas-civil

E) os pés-de-moleques; as couve-flores; os curtos-circuito; os guarda-civis



14- (FUVEST – 2001)
Teu romantismo bebo, ó minha lua,
A teus raios divinos me abandono,
Torno-me vaporoso... e só de ver-te
Eu sinto os lábios meus se abrir de sono.
Neste excerto, o eu-lírico parece aderir com intensidade aos temas de que fala, mas revela, de imediato, desinteresse e tédio. Essa atitude do eu-lírico manifesta a:
a) ironia romântica
b) tendência romântica
c) melancolia romântica
d) aversão dos românticos à natureza
e) fuga romântica para o sonho


 texto
Se uma lágrima as pálpebras me inunda,
Se um suspiro nos seios treme ainda,

É pela virgem que sonhei...que nunca
Aos lábios me encostou a face linda!

(Álvares de Azevedo)
15- A característica do Romantismo mais evidente nesta quadra é:
a) o espiritualismo
b) o pessimismo
c) a idealização da mulher
d) o confessionalismo
e) a presença do sonho


GABARITO – RECORTE E ENTREGUE    CADA QUESTÃO 0,2  ( 3.0 )
<><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><>

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

D

B

A

A

C

C

A

ANULADA



A

C

B

E

C

A

C

B



Atividades Avaliativas - parcial de língua portuguesa 2012

prova   B     2° 08  e 18  e  21

TEXTO.

DO ROMANTISMO AOS CABELUDOS (fragmento)



"A geração atual é muito menos romântica, muito mais objetiva. Recordo-me da emoção com que olhávamos, e ainda olhamos as mulheres, em contraste com a tranqüilidade dos jovens de hoje, em face do sexo. Refiro-me, é claro, à mocidade pioneira e não à massa geral das populações do interior, mais conservadora. Há hoje uma frieza, que talvez seja providencial, em face da explosão demográfica. A libido se desgenitaliza. Os homens estão mais frios. Mas o grande elemento de equilíbrio é a mulher. Quando os homens eram ardentes demais elas encompridavam as saias e reduziam os decotes. Face a homens frios, elas levantam as saias e baixam os decotes, numa tentativa de homeostase. Quando os jovens tendem à intersexualidade, elas, compensadoramente, procuram masculinizarse, pelo menos no vestuário. Quem não vê as coisas mais a fundo pensa mesmo que elas se masculinizaram. Na realidade, nunca foram mais femininas de que nesse esforço patético de reequilibração".

(CARNEIRO, J. Fernando. "PSICOLOGIA DO

BRASILEIRO", Ed. Agir, S. Paulo" 1971)



01- A palavra “homeostase’ empregada no texto significa

A) moda feminina.

B) tentativa de equilíbrio.

C) masculinização.

D) mudança de hábito.

02- "A geração atual é muito menos romântica, muito mais objetiva”. Infere-se dessa afirmação que

A) o homem moderno é desprovido de subjetividade.

B) a juventude moderna é mais altruísta.

C) o jovem de hoje é apático

D) o jovem de hoje encara o sexo com relativa indiferença.

03-. A frase “A libido se desgenitaliza”  pressupõe que

A) toda uma geração se inibiu

B) o sexo perdeu o encantamento.

C) ainda existe o tabu sexual.

D) o homem de hoje reduziu o sexo a um plano exclusivamente material.

04- De acordo com a ideia do texto, assinale a alternativa correta

A) as mulheres reduzem a roupa na busca de equilíbrio.

B) os homens, antigamente, não olhavam as mulheres com mais emoção.

C) os homens mais velhos são indiferentes ao sexo oposto.

D) quem vê as coisas mais a fundo crê que as mulheres se masculinizaram.

05-. O “esforço patético de reequilibração"  significa um esforço

A) planejado.

B) comovente.

C) inconsciente.

D) evidente.

06-.  Assinale o item em que todos os vocábulos mudam de significado ao mudarem de gênero.

a) cabeça, colega, cliente

b) águia, nascente, banana

c) cisma, crisma, sofisma

d) guarda, coma, gambá

07-.  Assinale o item em que todos os vocábulos mudam de significado ao mudarem de gênero.

a) nascente, moral, lente

b) foca, guia, pobre

c) coral, dó, rádio

d) sabiá, guia, caixa

08- Assinale a alternativa em que os substantivos foram classificados corretamente.

a) artista, pianista, dentista, comuns-de-dois

b) criança, jacaré, vítima - sobrecomum

c) jacaré, cobra, javali - epicenos

d) cão, boi, homem - sobrecomuns

09-  Somente substantivos abstratos.

a) Deus, papai-noel, fantasma

b) fada, amor, fumaça, boneca

c) amor, casamento, morte, sorriso

d) lobisomen, assombração, alma

10- Assinale a alternativa onde aparecem substantivos simples, concretos e abstratos.

a) água, vinho

b) Pedro, Jesus

c) Jesus, verdade

d) Pilatos, Deus

11-  Não há relação quanto à classificação dos substantivos em:

a) madeira - concreto

b) árvore - concreto

c) maravilha - abstrato

d) ramalhete - abstrato

12-. Assinale a alternativa que traz apenas características do Romantismo:
a) idealismo – religiosidade – objetividade – escapismo – temas pagãos.
b) predomínio do sentimento – liberdade criadora – temas cristãos – natureza convencional – valores
absolutos.
c) egocentrismo – predomínio da poesia lírica – relativismo – insatisfação – idealismo
d) idealismo – insatisfação – escapismo – natureza convencional – objetividade.
e) n.d.a.
13-. De acordo com a posição romântica, é correto afirmar que: a) A natureza é expressiva no Romantismo e decorativa no Arcadismo.
b) Com a liberdade criadora implantada no Romantismo, as regras fixas do Classicismo caem e “o poema começa onde começa a inspiração e termina onde esta termina.”
c) A visão de mundo romântica é centrada no sujeito, no “eu” do escritor, daí a predominância da função  emotiva na linguagem do Romantismo.
d) Todas as alternativas anteriores estão corretas.
e) Nenhuma das alternativa está correta.
14- “Mas é talvez igualmente importante compreender que a fraqueza, também, corrompe”. Nessa frase há um único substantivo que tem como antônimos

A) vigor, fortaleza, beleza.

B) beleza, riqueza, energia.

C) energia, vigor, equilíbrio .

D) energia, vigor, ânimo.

e) Isto está estragado

15- Assinale a opção que ambos não admitem flexão de gênero.

a) inglesa pálida

b) jovem leitor

c) alguns mestres

d) semelhante criatura



GABARITO DO ROMANTISMO AO CABELUDO.

<><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><>

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

B

C

B

A

B

B

A

A

C

C

D

B

B

D

D




Atividades Avaliativas - parcial de língua portuguesa 2012

prova C  2° 09  e 19

TEXTO.

Texto 2

O INTELECTUAL E AS MASSAS

Tem sido dito muitas vezes que o poder corrompe. Mas é talvez igualmente importante

compreender que a fraqueza, também, corrompe. O poder corrompe alguns

poucos, enquanto a fraqueza corrompe muitos. O ódio, a malícia, a rudeza, a

intolerância e a suspeita são frutos da fraqueza. O ressentimento dos fracos não

provém de qualquer injustiça que lhes tenha sido feita, mas da sensação de impropriedade

e impotência. Não podemos conquistar os fracos dividindo nossas riquezas com eles.

Eles sentirão nossa generosidade como uma forma de opressão. Nem tampouco

poderemos conquistar os fracos dividindo com eles nossa esperança, nosso orgulho ou

mesmo nosso ódio. Estamos muito à frente materialmente, e somos muito diferentes em

nossa experiência histórica, para servir de objeto de identificação. Nossa dádiva

cicatrizante para os fracos é a capacidade de auto-ajuda. Precisamos aprender como

transmitir-lhes a aptidão técnica, social e política que lhes permita obter pão, dignidade

humana, liberdade e força pelo seu próprio esforço.

(HOFFNER, Eric. O INTELECTUAL E AS MASSAS

- adaptação - Lidador; Rio de Janeiro; 1969)



01- Quando o autor diz que “o poder corrompe”  e logo em seguida assevera que “é

talvez igualmente importante compreender que a fraqueza, também, corrompe”, ele

quer afirmar que

A) todos os homens são corruptos.

B) o procedimento dos fracos decorre de ressentimentos adquiridos ao longo da vida

C) os poderosos são maus e não servem de modelo.

D) o poder sempre corrompe os poderosos e os humildes se corrompem pela fraqueza

02-. Depreende-se do texto que o ressentimento dos fracos provém

A) de sua incapacidade de lutar.

B) de debilidades próprias de pessoas que já nascem fracas.

C) do seu sentimento de incapacidade e falta de desenvolvimento de suas habilidades.

D) da intolerância diante das estruturas que lhes são impostas.

03-Em “Nossa dádiva cicatrizante para os fracos é a capacidade de autoajuda” entende-se que

A) os fracos devem se ajudar mutuamente.

B) nossa ajuda aos fracos deve ser no sentido de lhes mostrar o caminho para a solução de seus próprios problemas

C) os fracos devem lutar sozinhos

D) a ajuda que se deve dar aos mais fracos deve ser incondicional.

04- “Mas é talvez igualmente importante compreender que a fraqueza, também, corrompe”. Nessa frase há um único substantivo que tem como antônimos

A) vigor, fortaleza, beleza.

B) beleza, riqueza, energia.

C) energia, vigor, equilíbrio .

D) energia, vigor, ânimo.

05- Assinale o item em que todos os substantivos são derivados.

a) vermelho, corrimão, guarda-roupa

b) camelo, fidalgote, petroleiro

c) luta, gilete, combate

d) champanha, distância, pedreiro

06-  Em qual das alternativas o gênero está indicado corretamente?

a) a ágape, a eclipse, a milhar

b) o alvará, o diabetes, o apostema

c) a apêndice, o herpes, o gengibre

d) o cós, a formicida, o telefonema

07-  O gênero está determinado corretamente em que opção?

a) o alface, a aluvião, a bacanal

b) a ênfase, a cal, a mascote

c) o dinamite, a cataplasma, as cãs

d) o cônjuge, a sócia, a testemunha

08- Assinale a resposta em que o substantivo se apresenta individualizante.

a) Sinatra, cantor romântico

b) Sinatra ,o cantor romântico

c) Sinatra, um cantor romântico

d) Cantor Sinatra , o romântico

09- (FUVEST – 2001)
Teu romantismo bebo, ó minha lua,
A teus raios divinos me abandono,
Torno-me vaporoso... e só de ver-te
Eu sinto os lábios meus se abrir de sono.

Neste excerto, o eu-lírico parece aderir com intensidade aos temas de que fala, mas revela, de imediato, desinteresse e tédio. Essa atitude do eu-lírico manifesta a:
a) ironia romântica
b) tendência romântica
c) melancolia romântica
d) aversão dos românticos à natureza
e) fuga romântica para o sonho
10-
Minh’alma é triste como a rola aflita
Que o bosque acorda desde o albor da aurora,
E em doce arrulo que o soluço imita
O morto esposo gemedora chora.

A estrofe apresentada revela uma situação caracteristicamente romântica. Aponte-a.
a) A natureza agride o poeta: neste mundo, não há amparo para os desenganos morosos.
b) A beleza do mundo não é suficiente para migrar a solidão do poeta.
c) O poeta atribui ao mundo exterior estados de espírito que o envolvem.
d) A morte, impregnando todos os seres e coisas, tira do poeta a alegria de viver.
e) O poeta recusa valer-se da natureza, que só lhe traz a sensação da morte.
11-. Assinale a alternativa que traz apenas características do Romantismo:
a) idealismo – religiosidade – objetividade – escapismo – temas pagãos.
b) predomínio do sentimento – liberdade criadora – temas cristãos – natureza convencional – valores  absolutos.
c) egocentrismo – predomínio da poesia lírica – relativismo – insatisfação – idealismo
d) idealismo – insatisfação – escapismo – natureza convencional – objetividade.
e) n.d.a.
12-. De acordo com a posição romântica, é correto afirmar que:
a) A natureza é expressiva no Romantismo e decorativa no Arcadismo.
b) Com a liberdade criadora implantada no Romantismo, as regras fixas do Classicismo caem e “o poema começa onde começa a inspiração e termina onde esta termina.”
c) A visão de mundo romântica é centrada no sujeito, no “eu” do escritor, daí a predominância da função  emotiva na linguagem do Romantismo.
d) Todas as alternativas anteriores estão corretas.
e) Nenhuma das alternativa está correta.
13-. “Mas é talvez igualmente importante compreender que a fraqueza, também, corrompe”. Nessa frase há um único substantivo que tem como antônimos

A) vigor, fortaleza, beleza.

B) beleza, riqueza, energia.

C) energia, vigor, equilíbrio .

D) energia, vigor, ânimo.

e) Isto está estragado

14-. Assinale a opção que ambos não admitem flexão de gênero.

a) inglesa pálida

b) jovem leitor

c) alguns mestres

d) semelhante criatura

15- Assinale alternativa em que o artigo determina corretamente o gênero dos substantivos.

a) A lança-perfume foi proibida neste carnaval

b) Os astrônomos observaram o eclipse da lua

c) O dinamite é um explosivo à base de nitroglicerina

d) O mascote do regimento desfilava orgulhoso

16- Todas as palavras são masculinas.

a) amálgama, anátema, apêndice

b) cós, herpes, áspide, bacanal

c) aguardente, axioma, estigma

d) alface, milhar, penicilina

GABARITO – RECORTE E ENTREGUE    CADA QUESTÃO 0,2  ( 3.0 )

<><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><>

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

D

D

B

D

D

B

B

B

B/C

B

C/E

A

D

D

B

A

3 comentários:

  1. Sônia dá uma olhada nos dois vídeos ai:
    http://www.youtube.com/watch?v=dAjO3VNnAXI&feature=relmfu


    http://www.youtube.com/watch?v=FzsIGRhySBE&feature=relmfu

    ResponderExcluir
  2. professora esse texto do segundo oito
    foi "O INTELECTUAL E AS MASSAS" e não
    "DO ROMANTISMO AOS CABELUDOS"

    ResponderExcluir
  3. Professora, essa questão 9 do 2° 08, a resposta diz que casamento e sorriso é substantivo abstrato. Eu não entendi.
    Aluno 2°17

    ResponderExcluir