segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Redação a maldição...

O que é preciso para fazer com que você "ALUNO (A)" Leia e faça  as redações solicitadas.
Ainda não desisti de vocês, isso é um apelo de uma professora que luta por um ensino de qualidade, compromissada com a educação e principalmente preocupada com o descaso de alguns alunos que não dão valor  a sua aprendizagem, não se preocupa nem liga para nada, será que ISSO é ser adolescente responsável que defende ideias e ideais, que tem sonho e busca conhecimento. Acredito que não! Exemplo foi uma aula de Intertextualidade, leitura do  livro O Mulato, foi feito uma resenha até mesmo de rascunho da Internet, resumo da obra, sinopse, e comentários de outros para que fosse produzida uma redação  sobre a obra, o aluno teria que fazer a referência do texto lido na sua produção, provar com argumentos que tem conhecimento de mundo, que sabe contextualizar  através de argumentos coesivos, claro e conciso sobre a temática solicitada.
Leia como foi a aula:
1º - Os alunos fingiram que  leram e fizeram a resenha, copiando fragmentos da própria obra ( resumo  da obra ) comentários de outros como se fosse o seu. Isso é plágio.
2º -A redação, o que argumentar se ele não leu. Resultado  da mesma ( Encher de linguiça, abobrinha, feijoada, salada e prolixo).
3º- Quem será o maior prejudicado nessa história? a professora que não ensinou ou o aluno que não se interessou? Só eles poderão responder.
A REDAÇÃO É A MALDIÇÃO PARA OS ALUNOS?VAMOS DAR UM BASTA NAS REDAÇÕES?
PENSE, REFLITA E ANALISE. VOCÊ PRECISA PRATICAR... REDAÇÃO.
Não desistirei, mesmo sabendo que não poderei pegar em suas mãos para ensinar, mesmo sabendo que não sentarei na biblioteca para ler com você. SÓ ELA PODERÁ TE RESPONDER AS QUESTÕES DA VIDA E DO MUNDO.
O meu blogs não foi feito para divulgação e sim para leitores que buscam e sabem dividir ideias e projetos.

57 comentários:

  1. Os prejudicados não são os professores mais sim os alunos isso eu falo por mim ; eu mesma tendei ler mais eu não entendi e não fiz a redação mais eu sei que vou ser prejudicada com isso; por isso eu não jugo a professora.

    Sara Cristina 2:05

    ResponderExcluir
  2. acho que são poucos os interessados que buscam aperfeiçoar seus conhecimentos, no caso a "redação", mas acho que a senhora devia pegar leve pois alguns de verdade não tem tempo de ler, outros porque não querem mesmo! mas sei que isso não justifica, mas creio que eles um dia perceberam o que eles perderam com isso. beijos!

    ResponderExcluir
  3. Realmente, o descaso de alunos com a redação é grande, pelo fato de preguiça e até de não saber como começar uma redação. E muitos não vêem que é praticando esse exercício que conseguirão aprender. Achamos que as redações não devem ser abolidas, pois assim, estaríamos aprovando a burrice e a preguiça de muitos. É difícil, é chato e leva tempo, mas se queremos ter um futuro brilhante, temos que nos acostumar com coisas difíceis. Devemos tentar, tentar até conseguir resultado. E a redação é um bom caminho para praticar leitura, escrita e conhecimentos. Vale muito a pena se esforçar!!!

    Luna, Maiule e Mairla - 2º7

    ResponderExcluir
  4. O prejuízo será totalmente dos alunos que não "sacaram" que a redação é essencial para o futuro deles e ainda não perceberam o quanto esse estudo fará falta.Mas é realmente encorajador saber que a professora dará todo apoio necessário a aquele que se interessar é claro, mas creio que os alunos cairão em si, e logo correrão atrás do prejuízo.


    Fernando Henrique N° 11
    José Mateus N° 18
    2° 7

    ResponderExcluir
  5. Acredito que os maiores prejudicados são os alunos,e que as redações são fundamentais para o desenvolvimento do aluno, apesar de muitos não gostarem, acredito que não seja o caso de dar um basta nas redações, pois ela ajuda os alunos a refletir e melhorar suas ideias.
    Wine Lindy n°37
    Maiane Reis n°23 2° 07

    ResponderExcluir
  6. Em primeiro lugar a redação é muito importante, pois, em concursos publicos o principal é a redação. Sabemos que é um pouco complicado a prática de redações, creio que com práticas sem pressão é mais fácil prática-lá. É verdade que alguns alunos não se enteressam, mas quem perderá nessa história são
    os não interessados, não os professores que já sabem fazer é já passaram por essa face. O aprendizado é importante, o saber é necessário.

    Malana Fernandes 26, Maria José Ribeiro 27, 2º 07

    ResponderExcluir
  7. Os mais que se prejudicam são os alunos que enganam a si mesmo pensando que se deixar de fazer redação vai estar se livrando de alguma coisa ruim. Mas eles não imaginam que estão se prejudicando ainda mais. Os alunos preguiçosos não buscam conhecimento, não buscam ler os livros para que possam fazer uma redação. Não achamos que a redação é uma coisa ruim, porque praticando redação estamos adquirindo mais conhecimentos e nos preparando para o futuro. Sim, tem que haver redações. E praticarmos o maximo possivel.


    Igor e Adilson nº 17 e 01 2º 7 ;DDD '

    ResponderExcluir
  8. Com certeza os únicos prejudicados serão os alunos. A obrigação do professor é ensinar e cabe a nós querer ou não aprender. A escola também deveria emprestar os livro, pois só quinze minutos por dia não da pra ler uma obra de literatura que é bastante complexa e dificil de entender.Apesar disso se abolirem as redações será um desrespeito com os alunos que querem aprender.

    Eloá Reis e Clarissa Barros Nº 07 e 05 2ºano7

    ResponderExcluir
  9. Ao procurar um caminho fácil, o aluno desinteressa e se prejudica, pois não consegue dominar um conhecimento necessaŕio para concorrer vagas em universidades e no ENEM.
    O caminho fácil, nem sempre é o caminho consagrador. O aluno têm que entender, que copiar, decorar ou buscar respostas prontas, não é o mesmo que aprender. Quando se aprende, é adquirido um conhecimento para a vida toda.
    Adriana Lacerda Nº 02
    Hanyele Oliveira Nº 14
    2º ano 07

    ResponderExcluir
  10. É triste saber que existe pessoas que não sabem a importancia de uma redação, de uma boa leitura. Hoje, os vestibulares adotam essa medida de conhecimento, pois quem sabe escrever e tem uma boa critica, tem muita chance de ingressar numa boa universidade. Mais não é sempre que vemos bons alunos que querem mesmo aprender, as redações para muitos são só perda de tempo, não tem futuro nenhum.Mais é agradável saber que existe pessoas que acreditam no nosso potencial e não desistiu de todos nós, sabe que bem no fundo temos uma boa idéia e um senso crítico.
    Portanto, devemos nos esforçar mais, pois vale a pena!!


    Emily Melo N° 9
    Emille souza N° 8 2° 7

    ResponderExcluir
  11. É decepcionante saber que os alunos não se interessam em defender suas idéias e seus ideais.Simplismente dizem:"Não gosto de ler,não vou ler".Não se deram conta de que através da leitura podemos alcançar nossos sonhos nossos objetivos.Ou você não tem sonhos???
    O tempo passa e não volta mais,depois não adianta se arrepender,oportunidade você teve.
    É melhor voce ter consciência que a leitura é essencial para a nossa aprendizagem e para o nosso futuro.Onde você quer chegar sem conhecimento?

    Érika Santos n°10
    Ravele Santana n°29

    2°7

    ResponderExcluir
  12. A redação é a forma de apredizagem passada através dos professores, para indentificar a contextualidade e raciocínio do aluno.Em muitos casos o professor pedem fechamento da obra, e os alunos que não leêm procuram fazer cópias da internet e dizem que fez. Esse é o maior erro pois quem será prejudicado nessa história serão os alunos e não os professores por falta de ensinamento.

    George Moreira 13, Tiago Douglas 33, 2º 07....

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Os mais prejudicados são os alunos,pois nem todos tem o hábito de escrever corretamente.
    Nem todos os alunos tem hábito de leitura então isso faz com que os aulos se prejudiquem na hora de fazer as redações.

    Thais de Almeida n°31
    Carmem Stfany n°04
    Vilmara Rodrigues n°35

    2°ano 07

    ResponderExcluir
  15. O que acontece e a falta de interesse dos alunos, pois uma pessoa que se importa com seu futuro não deixaria de estudar para ir para festas, muitos jovens pensão que estudar e besteira mais estudar e a melhor coisa que agente faz pois, além de adquirir conhecimento estamos garantindo um futuro melhor para agente.
    Nome: Oscar Olivio, Thiago Nascimento.
    Números:28, 32. Série:2 Turma: 7

    ResponderExcluir
  16. Com certeza quem são prejudicados são os alunos todos sabemos que quando concluirmos do Ensino Médio nós vamos dar de cara com o vestibular e nesses vestibulares as redações são requisitadas.Portanto,é dever do aluno saber fazer redações e o professor é o transmissor desse conhecimento.
    Entendemos o seu protesto professora e estou de acordo portando agradeço a sua paciência.

    alunas: Luclecia n° 21
    Vanessa n° 34
    Yuna n° 38

    ResponderExcluir
  17. Obviamente que os respossáveis e prejudicados são os alunos. Isso acontece porque a leitura obrigatória desenteressa muitos dos adolescentes de hoje. Porém, isso não justifica tanto descaso com a leitura de mundo.

    Alunas:
    Bruna Carla dos Santos Nº05
    Iasmin Pinheiro de Sousa Nº13
    Jeannie Pereira Fabrício Nº 16
    2º ano 05

    ResponderExcluir
  18. A redação é uma forma do aluno esclarecer com coerência as suas habilidades, porém nem todos os estudantes conseguem se expressar adequadamente com uma caneta e um papel.Devido a falta de conhecimento e de leitura de mundo acabam se prejudicando em vestibulares, por não conseguirem desenvolver uma idéia clara e objetiva.
    Portanto a senhora querida professora, tem toda razão de protestar, porque além de ser um protesto justo, é para o nosso própio bem, porque escrevendo, lendo estamos interagindo com a sociedade e com o mundo.

    Nome: Alléxia n°03
    Nome:Paula n°24
    Nome:Jéssica n°17
    TURMA: 2°5!

    ResponderExcluir
  19. Os alunos hoje em dia não se interessam em ler livros, principalmente livros literários, preferem perder tempo no orkut, twitter, MSN e etc. Ficam presos em seu próprio mundo, o mundo virtual. E não se dão a chance de conhecer um novo mundo, que se encontra através de um livro. Não tem compromisso com seu próprio futuro, pois a partir do momento que deixam de lado suas responsabilidades, por um lazer desnecessário, estão perdendo a chance de ter um futuro promissor.

    Rhayane Luana n°29 e Trueyce Souza n°35 2°"05"!

    ResponderExcluir
  20. A culpa não é da professora. Uma das questões da falta de leitura é que os livros de literatura são vistos como ''chatos'' e com uma linguagem não muito compreendida pelos jovens. Entre ler um livro de literatura e assistir um filme, a segunda opção é sempre a escolhida pelos adolescentes, que buscam algo mais fácil. Como consequência da falta de leitura na hora de fazer uma redação a base não existe e o texto sai ''pobre'' e sem coesão.
    Praticar redação e ter um gosto pela leitura não traz benefícios somente para a vida escola e também profissional. A pessoa adquire conhecimento e consegue se expressar melhor.


    Danielle Dos Santos (Nº 10)
    Radymila Lopez (Nº 27)
    Série: 2º 05

    ResponderExcluir
  21. A REDAÇÃO, não é prejudicial aos alunos pois é ela que nos ensina a dominar vários assuntos. É dever dos alunos se empenharem e aprenderem a fazer uma boa redação.Os professores fazem a sua parte de ensinar, porém, os alunos não se interessam sabendo que, futuramente irão precisar fazê-las
    Fazendo redações os alunos poderão defender suas próprias idéias, com a prática os alunos aprendem a dar sua opinião sem colocar o seu "eu", com argumentos e fatos concretos.
    Por tanto, a redação se faz necessaria em todos os aspectos de nossas vidas.

    Alunas: Brenda Brasil N° 04
    Lidriane Raposo N° 20
    Série: 2° "5"

    ResponderExcluir
  22. Muito pelo contrário, a redação é um bem para o aluno. Porque é na redação que o aluno vai mostrar os seus conhecimentos adquiridos na leitura de mundo, tendo como base as explicações dadas no dia-a-dia pelo professor. Assim, o professor pode corrigi-lo e tornar o aluno capacitado para enfrentar vestibulares e o mercado de trabalho, tornando-o um profissional de verdade. Portanto, não se deve dar um basta nas redações e sim praticá-las cada vez mais. Nas dúvidas consulte o seu professor e saiba que ele é o seu melhor instrumento de aprendizado.

    2º Ano 5
    Nº: 23, 11.

    ResponderExcluir
  23. A Maldição da redação é a preguiça de ler os livros literários que a professora solicita, o aluno desintereçado ainda reclama da nota baixa que tira.Mais não é sempre que vemos bons alunos que querem mesmo aprender, as redações para muitos são só perda de tempo, não tem futuro nenhum.

    turma:2°5
    aluno:welitom everton n:37
    tiago macedo n:34
    yrvin lee n:38

    ResponderExcluir
  24. Acreditamos que "maldição da redação" não seria a palavra certa, e sim desinteresse dos alunos, temos preguiça de escrever, de pensar, e ler. Ninguem é imcapaz de fazer uma boa redação, mais para que uma boa redação aconteça é preciso estar atualizado no mundo atual. E quem sai perdendo é o próprio aluno, e não os professores.

    aluno: Lorraina, Adriene, Talita, Jaqueline
    Nº : 21, 01, 33, 15
    Serie: 2º 05 manhã


    ;*

    ResponderExcluir
  25. A redação é uma maldição por que nos confunde, as regras simples, ler na juventude é muito dificil, por que existem outtros meios de ficar por dentro, por que ficar lendo se voce pode ir na internet e ler um paragráfo sobre o livro inteiro , e ainda fazer uma redação sobre o livro de antigamente e muito chato !

    By: Milena Salazar 2°6 '
    n° 24

    ResponderExcluir
  26. É óbvio que a culpa é dos alunos, se cada um de nós alunos se interesasse pela leitura teríamos capacidade de desenvolver uma boa redação.
    Devemos analisar que a leitura vai nos proporcionar um bom desempenho hoje e futuramente.

    Alunas: Josiane, Kelly, Ocinéia, Maria.
    N° : 17, 19, 28, 23.
    Série: 2° 06 manhã

    ResponderExcluir
  27. O desinteresse dos alunos em ler as obras recomendadas para as redações se deve ao fato de apenas ser solicitada a leitura, sem antes ter uma imagem mais aberta e concreta do que será a redação e sobre o que se trata. Mas não é especificamente nas redações em si que está os resultados desastrosos de desinteresses...
    Na frequência das aulas também, onde estão os grandes gazetadores, o que ocasiona diversas anomalias em decorrência do ano, mas o que pode causar essas faltas? Essa é uma pergunta que se responde tanto da parte dos professores, quanto dos alunos. Por nós; a má qualificação e estrutura da escola induz os alunos a faltarem e deixarem de lado as aulas.



    2° "6"
    Alunos: Gabriela, FellipoLEAL,Ruston, William.
    N°s : 10,22,31 e 37.

    ResponderExcluir
  28. Concerteza a culpa e dos alunos não de todos mais a maioria não se importam em ler ou praticar as redações e fazem como se estivesse escrevendo um texto qualquer.O descaso de muitos faz com que a professora fique triste e ao mesmo tempo com raiva.Nós não temos vontade de ler um livro e fazer uma boa redação sobre ele,mais isso não quer dizer que não somos capazes de procura saber de se aperfeiçoar.A questão de que a redação tem que ser banida,isso não pode acontecer pois a mesma nos ajuda a ser culto e ter mais conhecimento.



    Aluno:Bredo,Taciany,Talita
    Nº:05.33.34
    Serie:2º6 Manhã

    ResponderExcluir
  29. As redações não são maldições , mais sim uma fonte de conhecimento para os alunos.A maioria dos alunos não gostam de fazer as redações, porque requer bastante conhecimento sobre o assunto.Quando a aula é de intertextualidade os alunos ficam perdidos pois não leram os livros ou não tem conhecimento do assunto .As redações não são produzidas porque os eles não se interessa.

    Aluno : Janaína N° 13
    Jéssica Pâmela N° 16
    2°06

    ResponderExcluir
  30. Os alunos a não se acostumaram com a leitura desde cedo, por isso essa dificuldade na hora de fazer uma redação. A madição da redação vem do fato que a maioria da população não tem o hábito da leitura
    so deixamos de sermos ignorante quando criamos o hábito de ler. como vamos debater algo que nunca lemos ou ouvimos falar,isso so acaba quando houver uma maior valorização da leitura por parte dos alunos

    Wanderson Nº36
    Marlo Nº25
    Douglas Nº08

    ResponderExcluir
  31. Realmente os alunos são muito desinteressados, só lembram das redações em cima da hora, os alunos tem preguiça de ler o livro para fazer a redação, e no final enche de besteira, inventa um monte de coisa, ou então não faz simplesmente nada, fica olhando para o teto sem se enteressar na redação.
    Redação é preciso ter muita atenção e leitura para desenvolvê-la, mas os alunos só levam na brincadeira fica conversando, rindo, isso e quando não trazem o resumo da internet de casa e coloca tudo na redação. A professora tem toda razão de ficar chateada com os alunos, porque ela se esforça
    tanto para nos ajudar e os alunos nem se interessam pelas redações que vão ser tão fundamental na nossa vida daqui pra frente.

    Alunos: Lorraine, Yasmin, Thiago e Pierry.
    2°6

    ResponderExcluir
  32. bom, a professora esta certa de que os alunos nao se interessa pra praticar uma redaçao e uma decepçao acontecer isso pois e dever do aluno por que isso vai ajudar a nos mesmos, vamos se dedicar mas pra que nao aconteça isso de novo.

    ResponderExcluir
  33. A redação é uma maldição para os alunos que não ler os assuntos pedidos pelos professores e fica difícil para desevolver a resenha.
    Mas também tem culpa dos professores que pedem pra ler livros desconhecidos para nós.
    E isso tem a culpas de ambas as partes.

    E POR HOJE E SÓ PESSOAL, FIQUE COM DEUS E UMA BOA TARDE.
    2° ANO 06
    ALUNOS: Abraão O. Alves N° 01
    Alisson D' lima n°02
    Francivan CARLOS n°09

    ResponderExcluir
  34. A redação e a maldição porque faz você ler muito,e tem muitas regras,qualquer erro e faltal.
    A redação e muito chata,
    Nome:Bárbara e Solange
    Série:2ªano6
    Nª04 e 32

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Escrever bem é importante porque é a escrita que define se uma porta abre-se ou fecha-se para você. Em concursos e vestibulares, o que mais pesa na hora de avaliar um candidato é a bendita redação. Talvez, o que leve um aluno a não ler uma determinada obra seja a falta de incentivo, algo que vá além do “leia livro tal”. É nessa hora que o professor deve agir com sabedoria e ter uma dinâmica ao falar da obra a ser lida, falar de uma forma com que todos sintam gosto pela coisa. Esse é o papel do professor: incentivar o aprendizado. Agora, cabe aos estudantes escolher se querem ou não aprender.

    Nome: Plínio Araújo
    Nº: 30
    Série: 2º6

    ResponderExcluir
  38. primeiramente os alunos tem que se dedicar cada vez mais porque os professores ajudam mas porem nem todos mais o do jbc ajudam se dedicam se escabelam... mas estao ali pra tirar todas as duvidas nos alunos que cometemos o mau das redacoes com a falta de leitura os jovens tem certa preguica de ler principalmente livros mas nao e so a falta de leitura mas tambem a falra de pratrica temos que praticar cada vez mais e mais para nao cometer esses males...


    aluna - TAIZANE

    N- 32 2ano5

    ResponderExcluir
  39. É necassário entender que existem muitos atrativos que levam a maioria dos jovens a não buscarem conhecimento diretamente através dos livros. Na realidade, a leitura é cansativa e escrever se torna uma tarefa dificil porque não nos sentimos atraídos pelas diversas obras.
    Enfim, a redação se torna uma "maldição" para muitos, porque exige concentração e esforço.
    Ler e Escrever é questão de Hábito.

    Nome:Henrique Ricardo
    Série: 2°6
    N: 11°

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. o insucesso nas redacões por parte dos alunos,vem da falta de leitura,pratica e desinteresse.os jovens buscam atrativos que os enteressam,a redacao nao um deles,a verdade e que os alunos nao se adequam as regras postas pela redacao,e acham chatas" a professora encentiva e ajuda no aprendizado,aì vai da cabeca de quem quiser um futuro melhor ,porque a redacao sempre vai andar lado a lado conosco.
    nome:priscila
    serie:2*05
    n:26

    ResponderExcluir
  42. As redações não são nenhum tipo de maldição, mais sim uma maneira de passar para o papel seu conhecimento.E banindo as redações só irá piorar a situação dos alunos, pois tendo as redações os alunos ja tem dificuldades de ingressar na faculdade ou até mesmo em empregos, que solicitam redação, imagina se os mesmos pararam de fazer redação. Eles não vão conseguir engressar em nada.
    E quando a professora pede para ler uma obra, tem que ler sim, pois a maioria das obras que ela pede para ler é usada nos vestibulares e também nós ajuda a conheçer melhor o universo, pois lendo os alunos viajam o mundo sem sair do lugar e isso é muito bom.
    E se alguns alunos não se interessam em ler e nem fazer redação, não é culpa da professora é somente dos alunos que não querem nada com a vida.

    Jéssica Umbelino nº:15
    Dinayra Maia nº:07

    2º ano 06

    ResponderExcluir
  43. A imagem representa a criatividade e o trabalho de um ser que num imenso universo impressiona aos nossos olhos com sua arte tão bem trabalhada.A teia representa que cada um mesmo com dificuldade pode sim criar algo ao seu próprio benefício.

    Gleisson nº08
    Saulo nº29
    Lucas nº20
    1° 22

    ResponderExcluir
  44. Os alunos devem se dedicar cada vez mais as redações, e por mais que tirem notas baixas vão ter que continua praticando, tentando, para que na próxima não saia tão ruim.E por mais que os alunos não se enteressem a professora ainda tem esperança que os alunos se dediquem mais as redações.

    Dina Maiza nº08
    2ºano 9

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. Na redação podemos criar, contestas, imaginar e expressar coisas na qual não falamos.Quanto ao problema de professores e alunos, os dois lados estão errados, alunos por não se interessar e professores não apresentarem métodos de ensino no qual chame a atenção do jovem, mas claro que a culpa e o erro é bem maior do aluno pois ele deve se esforçar para se sair bem na sua interpretação, mais professores com métodos inovadores que chama a atenção do aluno a qualidade das redações vai ser bem maior.
    Matheus Oliveira n°22
    2°ano 09

    ResponderExcluir
  47. A redação não é uma maldição.Os alunos que a transformam nisso,redigir um texto é a portunidade de expor e defender nossa opinião,se o aluno não se interessa em aprender como fazer uma,claramente que não é culpa do(a) professor(a).Todos nós temos a capacidade de desenvolver uma boa redação só não temos coragem.Coragem de ler um livro,de pensar,de escrever.Porque somos seres que nos acostumamos com a comodidade,com os "benefícios" da tecnologia.Porém essa capacidade de copiar é totalmente desprezível com a nossa capacidade de criar ,que muitas vezes disperdiçamos pensando que somos espertos.Erpertos pra quê?Para enganar a professora.Não sabendo que os enganados somos nós mesmos,que perdemos a chance de nossos erros serem corrigidos agora pela professora pois não teremos a mesma chance no ENEM e em concursos públicos.
    Paloma Auricelia n°27
    2° "9"

    ResponderExcluir
  48. A redação não é uma maldição. Quem pensa isso, certamente encara as redações como um bicho de sete cabeças. A redação é uma oportunidade de expor no papel sua opinião sobre quaisquer assunto. O desinteresse dos alunos, não é culpa do professor, pois se realmente esses alunos quisessem redigir uma boa redação, procurariam ler bons livros e também a praticar. E só assim, os professores não teriam de se preocupar com as notas baixas dos alunos. E, enquanto esse erro não for corrigido desde cedo, no final quem serão os prejudicados somos nós.

    Emilly de Jesus Gonçalves
    Série: 2° 9 n°: 09

    ResponderExcluir
  49. Uma redação não pode ser chamada de maldição. Ela é uma das etapas pela qual todos nós vamos passar se quisermos entrar em uma faculdade. Não é a professora do ensino médio que tem a obrigação de nos ensinar a fazer uma redação porque isso a gente aprende no ensino fundamental. Alunos do ensino médio tem a obrigação de já saber fazer redação perfeitamente, e com mínimos erros. Mais se não se interessavam com isso antes, agora é que não vão se interessar em melhorar, ainda mais se a forma de ensino não for interessante e chamar a atenção do aluno. Só que se tivermos o interesse de chegar em algum lugar na vida, vamos ter que aprender redação por bem ou por mal pois começando pelo ENEM já teremos que elaborar uma redação. Se as redações forem banidas praticamente ninguém mais vai passar em vestibulares porque pelo visto não está mais se ensinando no ensino fundamental, temos que apelar no ensino médio mesmo.


    Ananda Carvalho nº01 2ºO9 !

    ResponderExcluir
  50. Na verdade se cria desde o inicio do ensino fundamental q a redação é um bicho de sete cabeças, não só da parte de alunos como de alguns professores q dão força a essa idéia. Não desmerecendo o grau de dificuldade e impotância de uma redação. Mas essa matéria poderia ser menos mistificada pelos educadores já q se é tão necessária ao estudante. O estudante sim tem seu grau de culpa, por muitas vezes não ter interesse em ler e conhecer determinados assuntos simplismente por preguiça mental, assim recorrendo a sites e copiando idéias. mas incentivos são necessários, não só da parte escola mas da família... Hj os adolescentes tem um acervo muito grande de informações "na internet" e a escola poderia fazer algo mais para despertar o interesse e a criatividade dos adolescentes. Em um vestibular é primordial uma boa redação, e para isso os adolescentes precisam exercitar sua criatividade e inteligência.

    2º9 nº35 Taoane da silva Carvalho.

    ResponderExcluir
  51. Penso eu que ao ler apenas o resumo, o aluno não está sendo esperto ou lucrando mais que os outros que leram, já que um simples resumo não passa o verdadeiro sentido da obra e menos ainda os ricos e preciosos detalhes que necessitamos para a elaboração de uma boa redação, sem o conhecimento necessário sobre o assunto que se vai escrever, a redação se torna um verdadeiro estorvo, é realmente lamentável, mas a culpa neste caso é realmente dos alunos, e acabar com as redações está fora de cogitação, porque precisamos ler, pesquisar e aprender sobre tudo isso, para quando chegarmos numa prova de vestibular, executar uma boa redação sem insegurança, realmente espero que ao ler todos esses comentários e etc, os alunos possam se concientizar a se esforçar para obter melhores resultados.
    Davi Costa Medeiros
    2°9 n°06

    ResponderExcluir
  52. Os alunos não se interessam para ler livros e nem praticar redações, eles não tem a consciência que para entrar numa faculdade terá que passar por uma prova que certamente terá que fazer uma boa redação.
    A redação estará em nossas vidas a todo momento, querendo ou não temos o dever de aprender a fazer uma, os alunos tem que deixar de lado a bagunça e se interessar mais nos estudos pois estamos no ensino médio e temos que levar mas a sério as aulas de português e redações.
    A redaçõa não e uma maldição mas sim uma forma de ensino que nós ajudará futuramente.
    Com certeza se os alunos não aprenderam a fazer uma boa redação não e culpa da professora pois ela faz de tudo pra nos ensina mas se agente não se esforça pra aprender, ela não podera fazer nada.

    Daiane Priscila nº05 2º09

    ResponderExcluir
  53. o que é provado pela a maioria dos alunos é que a falta de interesse de ler as obras é muito grande, e quando escrevem "abrobrinhas" ,não ficam satisfeito da sua nota postada no canto superior direito da redação, mas isso é "fruto do que se plantou".
    a professora faz a sua parte de ensinar e incentivar e muitas vezes dizer as mesmas coisas para os velhos e mesmos alunos que cansam de ouvir aqueles sermoes que vem acompanhando desde o ensino fundamental, é bom para aqueles alunos preguiçosos que sempre tem uma descupa desfarrapada dizendo que nao leu a obra, ter pelo menos 1 Minuto de reflexão, claro se nao for muito tempo para ele, para pensar o que sera dele quando estiver em uma prova que a destiguira o seu destino independentemente de qual seja, o que tanto sonha, e que sera a sua chance de vencer os outros candidatos se estiver ciente do que estiver fazendo, mas caso contrario não é preciso nem sonhar. pois entao pense dentro desse um minuto e veja o que pode fazer enquanto há tempo!


    Jr. Lucena Nº15 2º9.

    ResponderExcluir
  54. O professora faz mais que o necessário e ainda ter que aguentar alunos que nao tem interesse nenhum de ler as obras que é pra ler, isso já é demais. vimos um poema tao lindo agora pouco dizendo de querer um mundo melhor, mas como podemos ter um mundo melhor que "alunos" nao se interessam para mudar esse quadro tendo como inicio buscar conhecimentos que somando ideias diversificadas "mudaram" esse mundo. a busca de ensino de qualidade esta sendo feita pela professora mas acontecer o ensino de qualidade nao acontecem por que os alunos nao faz acontecer! ate quando dura isso? o tempo nos dira.

    Leandro Lima Nº 17 2º9

    ResponderExcluir
  55. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  56. A redação não é maldição, nós que a transformaos em um desastre. Se não houver interesse dos alunos, não vai haver nada.
    Não culpo a professora por estarmos assim,o erro vem de cada um. Assumo que errei, primeiro por não ter realmente lido o livro "O Mulato" e segundo por ter faltado no dia(por motivos de saúde). Não basta apenas "gostar" de redações, temos que ter interesse e conhecimento suficiente, para redigirmos uma BOA redação, resta a mim ir atrás do que quero e me dedicar mais a isso. A professora é realmente uma guerreira, além de explicar mil vezes o que é pra fazer ainda tem que aguentar alunos que não dão a minima atenção, e nem interesse pela aula.

    Yasmin Matara nº38 2º09

    ResponderExcluir
  57. A REDAÇÃO NÃO É UMA MALDIÇÃO,PORQUE A REDAÇÃO É UMA FORMA DE VER SE OS ALUNOS ANDAM SE DEDICANDO NA MATERIA,NÃO DEVEMOS VER A REDAÇÃO COMO UM OBSTACULO MAS COMO UMA EXPERIENCIA PARA NOSSA FORMAÇÃO. NATALI 2ANO 09

    ResponderExcluir