terça-feira, 3 de agosto de 2010

BEM VINDO A LEITURA... PROJETO JORNAL NA ESCOLA.

Entrevista para o 2º ano 6                            2009


“Nossa Literatura é a nossa realidade”

                               Sônia Santos.


W.N: Qual sua expectativa das criações dos jornais na escola?

Sonia Santos: Em primeiro lugar a questão do objetivo,do conteúdo em si que e a questão da leitura,os alunos produzindo seus próprios jornais ,suas próprias notícias o que ta acontecendo dentro da escola ,vai estar mostrando como ele está se sentindo em relação com a educação que ele está tendo,a aprendizagem dele,então e mais um incentivo a leitura.


W.N: Como os alunos estão lidando com a idéia?
S.S: Até um momento os alunos ,da de observa que tem bastante grupos que realmente estão correndo atrás,gastando ate o que não tem,e também estão preocupados em apresentar a beleza em si, enquanto na verdade o mais importante é o conteúdo a produção do próprio aluno ,já apareceram jornais copiado e colados da internet e de outros jornais ,como já apreceram jornais que os próprios alunos criaram,então e muito diferente quando você cria e quando você copia.


W.N: Qual foi seu objetivo ao criar o jornal escolar?
S.S: Mais uma vez a aprendizagem e a leitura. Vou envolver três pontos importantes,com esse trabalho o aluno vai produzir e escrever,ler e reler o que ele produziu,vai criticar sua própria produção as dos colegas,e com isso ele terá mais conhecimento em relação as questões que acontecem dentro da comunidade escolar.

W.N: Você acha que alguns jornais possam criar algum tipo de polemica na escola?
S.S: Com certeza.Por que nossos alunos são bastantes críticos, até os comparo com as crianças,elas falam e não pensam duas vezes ,falam o que pensam,e natural,quando o aluno coloca alguma situação da escola no jornal e sinal que ele não está satisfeito com aquela situação. Com certeza será polemico,mais e para o bem da comunidade escolar.

W.N: Acredita que alguns alunos possam dar continuidade a este trabalho?

S.S: Primeiro tem um grupo que já pretende fazer jornalismo,por conta deste trabalho,gostaram tanto que querem dar continuidade,já foram ate em algumas gráficas e alguns jornais para verem como eles fazem.Então eles sonham em um dia ser um grande repórter,mais como também tem turmas que não estão fazendo nada.


W.N: Se tivesse que falar uma opnião ou uma idéia sobre o jornal? S.S: O jornal faz parte da literatura, a nossa literatura e a nossa realidade,então mostramos o que temos,da forma que temos,então da continuidade ou fazer um jornal e mostrar a preocupação com as coisas que estão acontecendo não só na nossa comunidade escolar João Bento mais dentro de todo o processo de ensino e aprendizado,tanto e que esta havendo um encontro,com os professores,direção, alunos e ATPS, para discutirem a democratização escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário