segunda-feira, 2 de março de 2015

Para os alunos "2º anos", 2015. Galera, vamos á leitura. Iracema.

Ler não é proibido, basta viajar no mundo individualista de cada ser. S.S.S
 Iracema é a primeira obra literária a ser lida do Romantismo. 
Caso tenha lido o livro, faça um comentário com suas próprias palavras.  Relacionando os elementos da narrativa e o contexto histórico, destacando as principais características da obra.


10 comentários:


  1. 48. Iracema -José de Alencar
    abra a página "obras literárias" do lado e viaje. Só ler.
    S.S.S

    ResponderExcluir
  2. José de Alencar usufrui da linguagem rebuscada, o quê enriquece o livro. Porém, para quem não tem o habito de ler livros com esse estilo se atrapalha um pouco. Sobretudo, Iracema é um livro encantador!

    ResponderExcluir
  3. O livro é maravilhoso !!!! Ansiosa para o próximo: Amor de Perdição ...

    ResponderExcluir
  4. O livro é muito bom,o que não é legal é ela morrer no final, tirando isso é maravilhoso. O livro nos faz lembrar coisas da vida real como meninas que saem de casa por causa de namorados. (Jenifer Santos - 1º09)

    ResponderExcluir
  5. 0 livro e maravilhoso,conta um romance lindo entre iracema e martim,que ela da sua vida por ele por que ele um homem branco e ele e amigo da tribo inimigo mais ela acaba se apaixonando,e ela acaba tendo um filho mais ele nao sabe por que ele vai pra guerra e quando volta ver o filho e ela sentados. mais no ela morre .(suelen gomes - 2º9)

    ResponderExcluir
  6. Iracema é um tanto complicado de ler, pois muitas palavras de dentro do livro estão em língua indígena!!
    Mas eu gostei muito dele, pois, ao contrário de muitos livros que já li, Iracema mostra a realidade e o que mais me chamou atenção foi a morte dela!
    Em muitos livros nós vemos o "Felizes para Sempre" e nesse livro não foi assim!!
    Adorei o livro e recomendo para muitos amigos

    ResponderExcluir
  7. O livro Iracema é uma obra muito bonita de Jose de Alencar a historia conta um pouco do amor de uma índia por um branco, que deixa sua família para fugir com martim um guerreiro da tribo dos pitiguaras. o autor vai contando a trajetória deles ate que Iracema que tinha que guardar o segredo de jurema acaba ficando gravida, martim vive varias batalhas enquanto ela fica sozinha pra dar a luz a Moacir( filho do sofrimento) no fim Iracema não aguenta de tristeza e morre nos braços de martim.
    Dentre os elementos da narrativa percebe-se que é um poema em prosa,o tempo é cronológico.O autor sabe utilizar os elementos da natureza e metáforas.
    A linguagem e super complicada de intender pois Alencar utiliza a língua indígena.
    Posso concluir que essa historia realmente mostra como teria acontecido a união do homem branco europeu com o índio .
    karinne rocha de lima 2 ° 9

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Uma linda história de amor, que se passa na época da colonização do Brasil, uma lenda cearense , que expressa o que ocorria na região naquele momento, quando os colonizadores viam sem suas familias e acabavam por se relacionar com os nativos, que se entregavam por completo. Narra em 3°pessoa o amor de uma indígena por um "homem branco", ao qual ela, abandona suas origens para acompanhar seu companheiro e é deixada sozinha enquanto ele vai para batalhas. Por ter uma linguagem bem colonial e dificil de se entender algumas palavras, mas no fim se compreende e acaba por ver que é um lindo romance.

    ResponderExcluir