A prova de
Redação é o grande fator de eliminação nas redações. Através dela, as
instituições têm um indicador mais concreto da formação do aluno,
diferentemente das questões de múltipla escolha. Por isso, é bom estar atento,
para não cometer alguns "pecados"! Veja os equívocos apontados por
organizadores de concursos e vestibulares como os mais comumente cometidos
pelos candidatos.
1 - Ordenação das ideias:
A falta de ordenação é um erro comum e indica,
segundo os organizadores de vestibulares, que o candidato não tem o hábito de
escrever. O texto fica sem encadeamento e, às vezes, incompreensível, partindo
de uma ideia para outra sem critério, sem ligação.
2 - Coerência e coesão:
Em muitas redações, fica patente a falta de
coerência: o candidato apresenta um argumento para contradizê-lo mais adiante.
Já a redundância denuncia outro erro bastante comum: falta de coesão. O candidato
fica dando voltas num assunto, sem acrescentar dado novo. É típico de quem não
tem informação suficiente para compor o texto.
3 - Inadequação:
A inadequação é um tipo de erro capaz de aparecer
inclusive em redações corretas na gramática e ortografia e coerentes na
estrutura. Nesse caso, os candidatos costumam fugir ao tema proposto,
escolhendo outro argumento, com o qual tenham maior afinidade. O distanciamento
do assunto pode custar pontos importantes na avaliação.
4 - Estrutura dos parágrafos:
Muitos dos candidatos têm demonstrado dificuldade
em separar o texto em parágrafos. Sem a definição de uma ideia em cada
parágrafo, a redação fica mal estruturada, capenga. Um erro muito comum, nesse
caso, é cortar a ideia em um parágrafo para concluí-la no seguinte. Ou, então,
deixar o pensamento sem conclusão.
5 - Estrutura das frases:
Erros de concordância nos tempos verbais,
fragmentação da frase, separando sujeito de predicado, utilização incorreta de
verbos no gerúndio e particípio são algumas das falhas mais comuns nas
redações. Esses erros comprometem a estrutura das frases e prejudicam a compreensão
do texto.
Confira os 10 erros mais cometidos na redação do
Vestibular
01/04/2011 Retirado do Blogspot -
Saiba também como evitar essas falhas
que tiram pontos e podem até anulam a sua prova
1) Gênero do texto
Tenha atenção no que a prova está pedindo. Escrever uma dissertação no lugar da narração que foi pedida pode resultar em um zero na prova. Isso faz com que muitos candidatos nem tenham suas provas corrigidas.
Tenha atenção no que a prova está pedindo. Escrever uma dissertação no lugar da narração que foi pedida pode resultar em um zero na prova. Isso faz com que muitos candidatos nem tenham suas provas corrigidas.
2) Fuga do tema
Para não fugir do tema pedido leia com atenção os textos disponibilizados na coletânea, além do enunciado. Escrever um excelente texto sobre um assunto que não foi pedido também faz com que sua prova seja anulada.
Para não fugir do tema pedido leia com atenção os textos disponibilizados na coletânea, além do enunciado. Escrever um excelente texto sobre um assunto que não foi pedido também faz com que sua prova seja anulada.
3) Linguagem
Use sempre a linguagem culta no momento de escrever seu texto. Evite o uso de expressões orais como "né" e "ok". Elas deixam sua redação informal demais. Os corretores também não aceitam o uso de gírias nos textos.
Use sempre a linguagem culta no momento de escrever seu texto. Evite o uso de expressões orais como "né" e "ok". Elas deixam sua redação informal demais. Os corretores também não aceitam o uso de gírias nos textos.
4) Linguagem rebuscada
Usar palavras rebuscadas também não ajuda a aumentar a nota, pelo contrário. A linguagem formal não deve ser complicada e usar palavras que você não conhece bem o significado pode deixar seu texto sem fluência.
Usar palavras rebuscadas também não ajuda a aumentar a nota, pelo contrário. A linguagem formal não deve ser complicada e usar palavras que você não conhece bem o significado pode deixar seu texto sem fluência.
5) Erros gramaticais
Erros básicos não passam pelo crivo dos corretores. Portanto, se você estiver em dúvida sobre a grafia de alguma palavra ou regra gramatical substitua por outra ou organize a frase novamente.
Erros básicos não passam pelo crivo dos corretores. Portanto, se você estiver em dúvida sobre a grafia de alguma palavra ou regra gramatical substitua por outra ou organize a frase novamente.
6) Clichês e provérbios
Tanto os clichês quanto os provérbios, além de outras frases feitas, mostram aos professores que o estudante não tem originalidade para escrever e expor suas opiniões.
Tanto os clichês quanto os provérbios, além de outras frases feitas, mostram aos professores que o estudante não tem originalidade para escrever e expor suas opiniões.
7) Radicalizar
Evite escrever em gêneros dissertativos frases como "Devemos nos unir" ou "Vamos reciclar o planeta" porque são ideias frágeis. Elas costumam ser usadas quando o estudante não tem argumentos suficientes para induzir o leitor a chegar à conclusão desejada.
Evite escrever em gêneros dissertativos frases como "Devemos nos unir" ou "Vamos reciclar o planeta" porque são ideias frágeis. Elas costumam ser usadas quando o estudante não tem argumentos suficientes para induzir o leitor a chegar à conclusão desejada.
8) Citações
Esse recurso pode enriquecer muito o texto, mas deve ser usado com cuidado. Evite expressões muito comuns e não as use também se elas não fizerem parte do contexto apresentado.
Esse recurso pode enriquecer muito o texto, mas deve ser usado com cuidado. Evite expressões muito comuns e não as use também se elas não fizerem parte do contexto apresentado.
9) Muitas informações
É importantíssimo que você tenha bastante conhecimento para escrever bem sobre tudo, mas não despeje tudo que você sabe sobre um tema no texto. Muita informação atrapalha a coesão e pode confundir muito mais do que ilustrar seu ponto de vista. Escolha os dados com atenção e use os argumentos corretos.
É importantíssimo que você tenha bastante conhecimento para escrever bem sobre tudo, mas não despeje tudo que você sabe sobre um tema no texto. Muita informação atrapalha a coesão e pode confundir muito mais do que ilustrar seu ponto de vista. Escolha os dados com atenção e use os argumentos corretos.
10) Redundância
Textos grandes repletos de palavras repetidas e ideias que não saem do lugar costumam ter notas baixíssimas. Quanto mais redundante for o texto mais fica provado que o candidato não tem repertório suficiente para escrever uma boa redação.
Textos grandes repletos de palavras repetidas e ideias que não saem do lugar costumam ter notas baixíssimas. Quanto mais redundante for o texto mais fica provado que o candidato não tem repertório suficiente para escrever uma boa redação.
Muito bom esse artigo, eficiente para ajudar nas redações que por sinal as vezes se torna um grande problema. Bjos prof.
ResponderExcluiressas informações são essências pra nos ajudar nas redações , que é um grande desafio na vida de nós estudantes.
ResponderExcluirObrigada pelas dicas professora!
Acho muito importante essas informações para nos ajudar nas nossas provas
ResponderExcluirNayra 2º03
ResponderExcluirEssas dicas são importantes para não cometermos erros nos textos. Muito obrigado por ter postado.
É só praticar e manter a leitura, conhecimento é o essencial para bons argumentos.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirO assunto abordado é muito importante e ajuda vários jovens, pois a maioria erram por besteira mas através desse texto ele ensina e faz com que os jovens possam fazer de uma forma correta.
ExcluirVitória Saray 2°ano 4
ResponderExcluirAchei super bacana o texto, além de explicar bem como fazer uma boa redação, também fala dos erros que não devemos cometer nela.
Parabéns, turminha.
ResponderExcluirDemos o primeiro passo a leitura, sei que são capazes e segundo a fábula, querem tentar..
Eeee professora,muitas vezes na redacao erramos por besteira, besteira que precisa ser mudada
ResponderExcluir