terça-feira, 2 de abril de 2013

O projeto do futuro... SARAU


SÔNIA  SANTOS
 
 
 
 
 
 
PROJETO: l. SARAU LITERÁRIO.
 
CULTURA E O FOLCLORE BRASILEIRO
 
 
 
 
 
Porto Velho/RO, março de 2013.
 
 
 
 
 
 
 
1.1-TÍTULO
SARAU LITERÁRIO
 
CULTURA E O FOLCLORE BRASILEIRO
 
 E.E.E.M. Professor João Bento da Costa.
 
1.2- AUTORA
 
Sônia Maria da Silva Santos – Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação, pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal-unir/ RO.
 
 
FINALIDADE
 
Ø  Com o intuito de sanar a deficiência em relação à leitura e produção de texto
Ø  Melhorar o desempenho dos alunos através da leitura crítica de temas polêmicos na comunidade escolar e no Brasil.
Ø  Partindo do princípio que todo projeto por mais inovador que seja trás muitos esforços e desafios, mas também resultados que priorizam uma educação de qualidade e proporcionam aos alunos metas ou caminhos do que esperam para o futuro.
 
 
LOCAL DA REALIZAÇÃO
 
E.E.E. M Professor João Bento da Costa
 Rua das camélias s/n - Bairro JD Eldorado- Porto Velho/RO
 
OBJETIVO GERAL:
 
Ampliar a competência discursiva, proporcionando condições de inserção efetiva no mundo da linguagem oral e escrita; possibilitar as possibilidades de participação social no exercício da cidadania.
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS - PROBLEMA
ü  Incentivar a leitura através da criatividade, baseando na cultura de cada região.
ü  Despertar o interesse da cultura brasileira com uma nova visão em relação ao folclore
ü  Mudar a visão das pessoas sobre as temáticas regionais
ü  Apresentar ao público a cultura e a vasta influência das regiões sob os aspectos culturais do Brasil.
ü  Trazer conhecimento da cultura (região) e suas dificuldades em relação a seu papel na comunidade escolar.
ü  Utilizar a linguagem para estruturar experiências e explicar a realidade, operando sobre as construções construídas em várias áreas do conhecimento.
ü  Valorizar a criatividade, pesquisa do aluno, dando-lhe condições para que supere e desenvolva o gosto pela leitura.
ü  Inferir as possíveis intenções do autor, ou seja, as intencionalidades linguísticas marcadas no texto.
ü  Fazer uso dos diversos gêneros textuais que circulam na sociedade e do modo de organização (tipologia textual) desses, favorecendo o exercício da interação humana e da participação social, dentro da sociedade.
 
 
 
JUSTIFICATIVA
 
Buscar em livros, enciclopédias, jornais e revistas informações sobre o tema a ser escolhido pela turma-------, Consultar livros, assistir filmes e navegar nos sites indicados pelos professores e outros. --------------
Fazer com que as pessoas saiam da rotina, para um melhor aprendizado sobre a importância do folclore a e a cultura brasileira de cada região.
 
 
METODOLOGIA
A aplicação desse projeto se dará da seguinte maneira, que vou chamar de problemas:
 
v  Sob orientação dos professores e decidida à escolha do local das apresentações, os alunos farão um roteiro para realização do “II sarau literário-cultura e o folclore brasileiro” para entretenimento e diversão.
v  Caberá cada turma escolher um coordenador que irá contextualizar para o público todo o evento que será realizado, no dia 26-10-2013 das 19 h ás 22 h, convidarão colegas de outras classes, professores, funcionários e comunidades, além de amigos e familiares.
 
v  Exposição de barracas com tipos de culturas conforme a região pesquisada pela turma. Organização- conceituação de valores inter-relação com os colegas do grupo – respeito, responsabilidade.
v  Encenação teatral - transformar a leitura em ação, o ator é um fingidor, ter cuidado com a linguagem, entonação das falas, expressão corporal – ensaiar bastante; cenário, sonoplastia e figurinos (criatividade individual e do grupo).
v   Caracterização- ideias, atitudes- determinação em vários valores – filosofia de vida··.
v  Declamação -----------utilizando fundo musical criar uma atmosfera de mistério e suspense.
v  A música de acordo com a cultura e folclore de cada região – nacionais ou estrangeiras (caracterização)
v  Painéis na escola relacionado à temática escolhida.
 
 Alternando apresentações de músicas, dança poemas, pintura, escultura, discurso, teatro (monólogo) e outros que retratem aspectos interdisciplinares mesmo que relevantes.
Serão trabalhado juntamente com os professores das seguintes disciplinas, geografia, histórias, filosofia, matemática, biologia, sociologia, artes, religião, línguas e outras...,
Cada professor poderá desenvolver seu conteúdo do bimestre para enriquecer o conhecimento dos alunos, mostrando que é possível trabalhar determinado assunto em todas as áreas específicas sejam humanas ou exatas. Envolvendo a interdisplinariedade, objetivando as competências e habilidades dos docentes e discentes.
Exemplo:- ---------------------------------

OBS: Cada turma deverá trazer um convidado da região escolhida. 
 
 
TECNICAS - SUGESTÕES
v  Coleta de dados, pesquisa de campo, entrevistas e dados informativos.
v  Aplicação de dinâmicas para aprimorar a criatividade e imaginação do aluno
v  Registros diversificados da linguagem
v  Estimular a discussões, que proporcionem o trabalho em grupo.
v  Praticar a reescrita de suas produções
v  Conversa informal em relação aos temas abordados
 
 
RECURSO:
 
MICROFONES - 4
PALCO – 1 (PARA APRESENTAÇÕES)


Sala de Informática.
Computador,
 Xérox
 Pendrave,
 Máquina fotográfica,
Celular,
 Ipod, mp3,
Data-show
 Impressora
 Pape sulfite
 Fotografia
 


 CRONOGRAMA;

Duração do projeto – 4º BIMESTRE

Meu em sala de aula.

ETAPAS DA AULA EXPERIÊNCIA
TEMPO/ DURAÇÃO
4º BIMESTRE
OBSERVAÇÃO
Leitura e debate em grupo
 
 
Produção do texto
 
 
Reescrita do texto/correção
 
 
Confecção do painel
 
 
Apresentação para professora/coordenadora
 
 
Comentários em sala de aula - crítico
 
 
Síntese dos trabalhos
 
 
Exposição / JBC - 1 semana antes
 
 

 

BIBLIOGRAFIA

 

Livro didático

Internet - SITES

Jornais, REVISTAS, ENCICLOPEDIAS.

 

 CALMA TURMINHA É PARA O 4º BIMESTRE -------

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário