SÔNIA SANTOS
PROJETO: l. SARAU LITERÁRIO.
CULTURA E O FOLCLORE BRASILEIRO
Porto Velho/RO, março de 2013.
1.1-TÍTULO
SARAU LITERÁRIO
CULTURA E O FOLCLORE BRASILEIRO
E.E.E.M.
Professor João Bento da Costa.
1.2-
AUTORA
Sônia Maria da Silva Santos – Professora de
Língua Portuguesa, Literatura e Redação, pós-graduada em Metodologia do Ensino
Superior pela Universidade Federal-unir/ RO.
FINALIDADE
Ø Com o intuito de sanar a
deficiência em relação à leitura e produção de texto
Ø Melhorar o desempenho dos alunos
através da leitura crítica de temas polêmicos na comunidade escolar e no
Brasil.
Ø Partindo do princípio que todo
projeto por mais inovador que seja trás muitos esforços e desafios, mas também
resultados que priorizam uma educação de qualidade e proporcionam aos alunos
metas ou caminhos do que esperam para o futuro.
LOCAL DA REALIZAÇÃO
E.E.E. M Professor João Bento da Costa
Rua das
camélias s/n - Bairro JD Eldorado- Porto Velho/RO
OBJETIVO GERAL:
Ampliar a competência discursiva,
proporcionando condições de inserção efetiva no mundo da linguagem oral e
escrita; possibilitar as possibilidades de participação social no exercício da
cidadania.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS - PROBLEMA
ü
Incentivar a leitura através da criatividade,
baseando na cultura de cada região.
ü
Despertar o interesse da cultura brasileira
com uma nova visão em relação ao folclore
ü
Mudar a visão das pessoas sobre as temáticas
regionais
ü
Apresentar ao público a cultura e a vasta
influência das regiões sob os aspectos culturais do Brasil.
ü
Trazer conhecimento da cultura (região) e
suas dificuldades em relação a seu papel na comunidade escolar.
ü
Utilizar a linguagem para estruturar
experiências e explicar a realidade, operando sobre as construções construídas
em várias áreas do conhecimento.
ü Valorizar
a criatividade, pesquisa do aluno, dando-lhe condições para que supere e
desenvolva o gosto pela leitura.
ü Inferir
as possíveis intenções do autor, ou seja, as intencionalidades linguísticas
marcadas no texto.
ü
Fazer uso dos diversos gêneros textuais que
circulam na sociedade e do modo de organização (tipologia textual) desses,
favorecendo o exercício da interação humana e da participação social, dentro da
sociedade.
JUSTIFICATIVA
Buscar em livros, enciclopédias, jornais e
revistas informações sobre o tema a ser escolhido pela turma-------, Consultar
livros, assistir filmes e navegar nos sites indicados pelos professores e outros.
--------------
Fazer com que as pessoas saiam da rotina,
para um melhor aprendizado sobre a importância do folclore a e a cultura
brasileira de cada região.
METODOLOGIA
A aplicação desse projeto se dará da seguinte
maneira, que vou chamar de problemas:
v Sob
orientação dos professores e decidida à escolha do local das apresentações, os
alunos farão um roteiro para realização do “II sarau literário-cultura e o
folclore brasileiro” para entretenimento e diversão.
v
Caberá cada turma escolher um coordenador que
irá contextualizar para o público todo o evento que será realizado, no dia
26-10-2013 das 19 h ás 22 h, convidarão colegas de outras classes, professores,
funcionários e comunidades, além de amigos e familiares.
v Exposição
de barracas com tipos de culturas conforme a região pesquisada pela turma. Organização- conceituação de valores inter-relação com os colegas do
grupo – respeito, responsabilidade.
v
Encenação
teatral - transformar a leitura em ação, o ator é um fingidor,
ter cuidado com a linguagem, entonação das falas, expressão corporal – ensaiar bastante;
cenário, sonoplastia e figurinos (criatividade individual e do grupo).
v
Caracterização- ideias, atitudes- determinação
em vários valores – filosofia de vida··.
v
Declamação -----------utilizando fundo
musical criar uma atmosfera de mistério e suspense.
v
A música de acordo com a cultura e folclore
de cada região – nacionais ou estrangeiras (caracterização)
v
Painéis na escola relacionado à temática
escolhida.
Alternando apresentações de músicas, dança
poemas, pintura, escultura, discurso, teatro (monólogo) e outros que retratem
aspectos interdisciplinares mesmo que relevantes.
Serão trabalhado juntamente com os
professores das seguintes disciplinas, geografia, histórias, filosofia,
matemática, biologia, sociologia, artes, religião, línguas e outras...,
Cada professor poderá desenvolver seu
conteúdo do bimestre para enriquecer o conhecimento dos alunos, mostrando que é
possível trabalhar determinado assunto em todas as áreas específicas sejam
humanas ou exatas. Envolvendo a interdisplinariedade, objetivando as
competências e habilidades dos docentes e discentes.
Exemplo:- ---------------------------------
TECNICAS - SUGESTÕES
v
Coleta
de dados, pesquisa de campo, entrevistas e dados informativos.
v
Aplicação
de dinâmicas para aprimorar a criatividade e imaginação do aluno
v
Registros
diversificados da linguagem
v
Estimular
a discussões, que proporcionem o trabalho em grupo.
v
Praticar
a reescrita de suas produções
v
Conversa
informal em relação aos temas abordados
RECURSO:
MICROFONES - 4
PALCO – 1 (PARA APRESENTAÇÕES)
Sala de Informática.
Computador,
Xérox
Pendrave,
Máquina
fotográfica,
Celular,
Ipod, mp3,
Data-show
Impressora
Pape
sulfite
Fotografia
CRONOGRAMA;
Duração do
projeto – 4º BIMESTRE
Meu em sala de
aula.
ETAPAS DA AULA
EXPERIÊNCIA
|
TEMPO/ DURAÇÃO
4º BIMESTRE
|
OBSERVAÇÃO
|
Leitura e debate em grupo
|
||
Produção do texto
|
||
Reescrita do texto/correção
|
||
Confecção do painel
|
||
Apresentação para professora/coordenadora
|
||
Comentários em sala de aula - crítico
|
||
Síntese dos trabalhos
|
||
Exposição / JBC - 1 semana antes
|
BIBLIOGRAFIA
Livro didático
Internet - SITES
Jornais, REVISTAS, ENCICLOPEDIAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário