segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Que tal uma leitura...

Movimento ambientalista no Pará relata ter sido espionado

Publicidade
KÁTIA BRASIL
DE MANAUS
O Movimento Xingu Vivo para Sempre, organização não governamental que questiona na Justiça o processo de licenciamento ambiental da usina hidrelétrica de Belo Monte, relatou nesta segunda-feira (25) ao Ministério Público Federal que foi alvo de espionagem das empresas envolvidas na maior obra do governo federal no Pará.
Na representação, a organização apontou como o suposto espião um funcionário do Consórcio de Construção de Belo Monte (CCBM), responsável pela construção da obra no rio Xingu.
O funcionário, que teria 29 anos, foi flagrado no domingo (24) gravando uma reunião do movimento na cidade de Altamira (900 km de Belém). A polícia não foi chamada. O nome dele não foi divulgado pelo Movimento Viva Xingu.
Por telefone, a coordenadora do movimento, Antônia Melo da Silva, 63, afirmou que conhecia o funcionário desde o mês de outubro. Ela disse que ele se apresentava como militante da causa ambientalista. Segundo ela, ao ser flagrado uma "caneta espiã", ele revelou seu verdadeiro objetivo no movimento.
Segundo Antônia, o funcionário concordou em gravar um vídeo relatando sua participação na espionagem. Por essa razão, foi acordado que o nome dele não seria revelado, e a polícia, afastada do caso. No vídeo, que está disponível no site do movimento, o funcionário diz que recebia por mês até R$ 5.000 para acompanhar as reuniões do movimento e, depois, relatar as discussões a encarregados da obra de Belo Monte.
A reportagem procurou a direção do Sintrapav (Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada), filiado à Força Sindical. O sindicato disse que não tinha conhecimento do assunto.
O CCBM afirmou que até o momento não teve informações sobre o caso. "O CCBM não tem como prática o envio de observadores a eventos promovidos por outros órgãos ou instituições", disse, em nota.
O superintendente da Polícia Civil de Altamira, delegado Cristiano do Nascimento, afirmou que desconhecia o caso de espionagem no Movimento Xingu Vivo para Sempre

Você sabe que tipo de texto é esse?------------

7 comentários:

  1. Artigo Jornalístico ou artigo de opinião, acho!!!

    ResponderExcluir
  2. Artigo de opinião, creio eu .

    Sasha Loren Bento Amaral da Silva
    2º ano 04/ Matutino

    ResponderExcluir
  3. Artigo Jornalistico. Débora Maia 2° 11

    ResponderExcluir
  4. Artigo Jornalistico...
    Samara Benfica 2º11

    ResponderExcluir
  5. Artigo Jornalistico
    Railon Oliveira 2º11..

    ResponderExcluir