terça-feira, 4 de setembro de 2012

Respostas. Carta ao leitor

Aprendendo com os erros...Erramos para aprender fazer certo.
 
A estrutura básica de uma carta ao leitor é a ARGUMENTAÇÃO que sustentem uma tese, por meio de análises, hipóteses, refutação contrários ou a favor do tema proposto.A finalidade do autor é convencer por meio de opinião  defendendo sua tese com comprovação irrefutável o domínio de seu ponto de vista, mas tenha cuidado para não tornar o texto informativo.
Muitas vezes não deixamos claros aquilo que queremos expressar, nesse caso os argumentos. A carta  ao leitor não costuma ser pessoal e o autor dirige-se ao interlocutor específico utilizando uma linguagem adequada de preferência da norma culta escrita, você precisa defender um ponto de vista de forma impessoal, porém, com argumentos convincentes pertinentes ao tema proposto.
Observei em algumas cartas que recebi várias argumentos contraditórios,é necessário  confrontar opiniões, selecionar, organizar, questionar  situações equivalentes sobre o assunto.
Vale lembrar que a exemplificação, justificativas, raciocínio lógico   não deixa o texto escasso, não só basta ter opinião é preciso defendê-la e sustentá-la  a favor ou contra de forma crítica contextualizando para que  os argumentos não possam ser refutados.
Existem vários tipos de argumentos para o corpo do texto, mas para isso é necessário á priori diversas leituras, produções de texto, hipertexto, só a prática e leituras o levará a um senso criativo e próprio nas produções com direito autoral,  não faça copilações de outros, demonstre habilidades e competências nas produções.
A empregabilidade de argumentos poderá ser  através de citação,raciocínio lógico em defesa do ponto de vista pertinentes ao tema. Apresentar o problema ( tese ), desenvolver com elementos que comprovem sua ideia, ser conciso, claro, objetivo de forma coesa e coerente,  reformule hipóteses e não deixe períodos incompletos, conclua com argumentos pertinentes e não esqueça de sugerir  possíveis ou algo novo. para melhorar o problema.
 Por enquanto é isso, agora é com vocês.
                                        Sônia Santos.

Um comentário: