domingo, 13 de novembro de 2011

Amazônia uma das maravilhas do mundo. É O NOSSO LAR

REALIDADE  - FICÇÃO.
Eu nasci nessa mata verde, pura virgem que nem Iracema, as águas cristalinas

Tomava banho nos rios que pra nós era piscina, sem cloro, sem cheiro nem odor,

bebíamos como fonte da vida e do amor,

Cresci e vi minha cidade crescer, onde só era um caminho, vira estrada a sofrer.

Árvores são derrubadas para construção de casas, invasões desenfreadas, bairros surgindo

em ritmo do destino, e eu vendo tudo acontecer...

O trem que vaga. MARIA FUMAÇA- TRANSFORMADO EM MINI- SÉRIE- contou nossa história, não como ” eu” via.

O namoro era na praça de mãos dadas se amava

sábado da aleluia era uma festa, pulava-se fogueira

brincava com bonecas de pano ou com cabelo de espiga de milho..

Ah! Que saudade....

A vida não é fácil, chega o desenvolvimento e um abraço,

recebendo aqueles que também não tem;

as frutas era farta, peixe não se vendia, noite pra contar história de terror que surgia.

O namoro na praça das três caixas d´água, o encontro de pessoas que tinham fé,

ali se conhecia e tudo era uma flor.

As mudanças continuam, o povo vem a chegar....

Minha terra tem açaí, cupuaçu,pupunha e patoá ;

é rico na fauna e flora, tem de tudo que você possa imaginar.

Minha terra não tem palmeira mas é aqui que quero morar.

Continuando a história da minha Amazônia natal

Onde os madeireiros derrubando as florestas

agricultores fazendo a festa a tocar fogo no mato pra plantar. Porque soja dá em qualquer lugar.

Então chega as usinas trazendo o desenvolvimento ou será a praga da destruição,

Enquanto o povo que não cuida da sua nação.

e os garimpeiros quantas pedras são extraídas ( ouro,cassiterita e outros minerais).

Nossa Amazónia ainda é uma criança preciso manter minha lembrança do Rio Madeira e do Carnaval

O rio e seus botos cor de rosa, que encantava moças e rapazes, são tantas lendas que viraram histórias de nossos pais.

Sinto falta do tempo em que pescava todos os dias,a igrejinha SANTO ANTÔNIO FOI TESTEMUNHA DE MUITO MATRIMONIO.

Hoje não tenho coragem nem de passar por perto, mesmo porque é proibido pelos donos da construção

. Meu coração sangra, fico muito triste em contar para meu neto

que um dia esse lugar foi maravilhoso, tinha orgulho de falar, MORO NA AMAZÔNIA

um pedacinho do Brasil que sustenta todo mundo, sendo o Ar varonil.

A cidade não está suportando tanta gente, aumento de veículos, pessoas VINDO de todo lugar

Barbadiano é o que não falta pra provar o que vou contar.

A cidade ficou pequena pra tanta gente, os representantes não se preocupam em arrumar...

E o povo que chega ainda fala desse lugar, esquecem que é aqui que vive, e precisam preservar,cuidar de seus filhos pra que um dia possam se orgulhar.

É tanta coisa pra contar que não tem como rimar, mas não vou me calar, ultimamente RO virou depósito de gente, de todas as regiões, tudo bem são pessoas em busca de sonhos a realizar.

Ainda existe esperança,será que podemos confiar, ONG tomando conta desse lugar.

Deus, cuida do teu povo. AMAZÔNIA É O NOSSO LAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário