quinta-feira, 2 de junho de 2011

JURI-POULAR - DOM CASMURRO - OBRA DE MACHADO DE ASSIS

JURI-POULAR - DOM CASMURRO OBRA DE MACHADO DE ASSIS.


JULGAMENTO.
Levar o aluno a ler não é tarefa fácil nem impossível, você tem que se desdobrar para motivá-lo, particularmente procuro trabalhar algumas técnicas e dinâmicas que aprendi e outras que criei (inventei).

Ler é pensar e repensar no cotidiano, na vida do ser humano, ver no outro aquilo que não gostaríamos para nós mesmos, procuro brincar com a leitura, me envolver e despertar no aluno o senso crítico, sua habilidade em contextualizar, intertextualizar entrelinhas de tudo que ler. (revistas, jornal, internet, filmes, poesias... outras)

Cada dia aprendo muito com meus alunos, sei que transmito um pouco de conhecimento, por que a relação que temos é recíproca, de respeito, amizade, companheirismo sempre na busca de novos valores para dignificar nossa vida. O intuito de ensinar algo, despertar nos mesmos o gosto, gostoso de ler por prazer, ficar informado de tudo e de todos pois cada leitura nos leva a uma viagem.

Foi interessante esse trabalho do JURI-POPULAR – DOM CASMURRO – obra de Machado de Assis -1º Presidente da Academia Brasileira de Letras (Capitu traiu ou não Bentinho), grande escritor do Romantismo e Realismo/Naturalismo. O escritor consegue conversar com o leitor, joga, é um enigma, deixa dúvidas, questionamentos sobre os personagens principais: Bentinho e Capitu. A visão do leitor contradiz elementos básicos na vida do ser humano, não é fácil trabalhar o psicológico das pessoas e situações da realidade em que vivemos, com maestria Machado de Assis crítica a sociedade de sua época a qual repecurte até hoje.

Cada turma procurou descobrir alguma situação de dentro da obra, algo diferente não visto para poder provar a absolvição ou condenação de Capitu. Machado de Assis dá essa oportunidade ao leitor em descobrir provas mesmo que não sejam convincentes.

PASSOS DA AULA

Primeiro levei alguns alunos do 2º anos 03 e 16 para assistir um julgamento de verdade na 2ª vara criminal de Porto Velho, RO, o qual o juiz nos explicou todo o processo do julgamento, despertando a curiosidade e o interesse dos alunos em fazer faculdade na área de direito.

Na aula seguinte comentamos o julgamento e discutimos os trabalhos, infelizmente não pude levar toda a turma, mas foi uma experiência inesquecível pra min. imagino para turma. foi dado a função para cada um, o qual levava a ler a obra Dom Casmurro, pois tinha advogado,promotor,oficial de justiça,escrivão, réu, testemunhas e outros.os alunos fizeram um julgamento da personagem (Capitu se traiu ou não o Bentinho hilário).humor,sutil,brigas e muito debate sobre o assunto até aqueles que não leram o livro correram na internet para ler o resumo, queriam participar também,porém, nem todos tinham provas concretas de que realmente Capitu traiu ou não Bentinho,através dessa leitura os alunos perceberam que as situações dentro da obra refletem a vida até hoje. O Resultado do Júri-Popular dependeu de três elementos básicos do julgamento:promotor,advogado e da própria réu,inclusive o próprio o personagem que se apresentou como advogado de acusação, contra Capitu,na visão dele que é o próprio narrador, doentio ,ciumento e cego tenta provar para todos que Capitu traiu mesmo, devido a semelhança do filho, a morte do amigo e outros.

Machado de Assis é espetacular em criar dúvida no leitor e com suas ironias.Após o julgamento a turma discutiu sobre o resultado,alguns consideraram justo o veredito outros não,o Júri -Popular formado por sete alunos(retirado de 25)ficaram na dúvida alguns argumentos que não estavam coerente com a leitura da obra, nesse momento eu intervir,dizendo que eles teriam que julgar de forma imparcial ou de acordo de com a consciência e apresentação dos promotores ou advogados,quem tinha mas persuadido a eles com argumentos convincentes, teria que tomar uma decisão de acordo com o julgamento e ao mesmo tempo se basear na leitura a priori da obra.

Assistente do juiz ia digitando todo processo do Júri -Popular o qual esta anexo abaixo

obs:  não foram corrigidos os erros.Está do jeito que foi entregue pelo redator.

Estar aberta a sessão do caso de Capitu

Estamos aqui para Esclarecer uma acusação, feita pela vítima Bentinho aonde ele acusa a réu Capitu de tê-lo traído com o seu melhor amigo Escobar.
A Réu que estar acompanhada de suas advogadas: Mariana Xavier e Pâmela
Vitima que estar acompanhada com seus promotores de acusação

Capitu que estar sendo acusada pelo Esposo Bentinho de tê-lo traído
Segundo a réu É inocente e isso e uma acusação injusta que não trai-o
Promotora / Lois Len Se ela estar aqui, é porque á prova concreta contra ela
Exemplo: um filho ter nascido igual a “Escobar” que seria seu suposto amante
E assim e chamado as testemunhas de defesas
Beatriz /
Promotora Lois Len / Pergunta: Você nunca desconfio de que sua melhor amiga poderia ter um caso com Escobar ?

Beatriz Diz : Que Jamais iria desconfiar de sua melhor amiga , e por esse fato ela confimar que a réu não teria coragem de trair Bentinho muito menos com o Escobar.
Thais Guimarães

Promotora Lois Len / Pergunta: Como você explicar o ciúme tão grande que Bentinho tinha de Capitu em relação a Escobar?

Thais Diz: Bentinho era muito ciumento e confirmar que a Capitu não traio.Pelo o fato dela ter feito uma promessa de se casar e ser fiel ao Bentinho, é diz também que foi coisa do destino Capitu ter engravidado uma única vez.

Josilane Morais
Promotora Lois Len Pergunta: Como ela explicava essa certeza que a vitima tinha que o filho da réu não era dele , e sim do suposto amante da réu.

Josilane /Diz: Isso foi coisa da cabeça de Escobar, era um ciúme muito doentio que ele chegava ao um ponto de ter a pura certeza de que a réu tinha lhe traído. /se ele “tinha muito duvidas por que não fez o DNA”. Era tão doentio que ele via coisas que não existia.

Lorena
Promotora Lois Len Pergunta: É o que explica a mãe de bentinho te parado de ir em sua casa ?
Lorena/ Diz: Não existir uma relação amorosa e sim uma relação de Amizade. Em relação a mae dele ter parado de visita-lo.não se vem ao caso.
São chamados as testemunha de Acusação

Franciellen
Franciellen /diz: ter certeza que a réu trai-o seu marido. Diz também, que alem de entregar cartas dom casmurro, poderia muito bem existir muito mais que uma simples amizade

Ana Cristina: Em relação ao comportamento da Capitu, pelo o fato dela falar muito de bentinho i diz também, que ela tem o comportamento diferente, ela era muito atiradinha, que ela faz invenções de fatos inexistentes.Ana Cristina diz que Capitu mesmo se entregava pelo o seu comportamento, quando bentinho falava de Escobar.
Mãe de bentinho /taynara / Diz : mãe de bentinho parou de ir visitá-lo pelo o fato de que toda vez que ela iria na casa de seu filho, batia na porta mais ninguém aparecia e outras vezes que a esposa de seu filho estava estranha.
Que uma coisa não tem nada aver com a outra em relação dela ter feita a promessa que seu filho seria padre, mais ela alega, que só que a felicidade do filho e nada mais.sua mãe e acusada de ter provocado o ciúme do filho.

Caso pronlogado!
Bentinho e Advogada de defesa PAMELA Não compareceram, no segundo dia da audiência e a professora mandou retirar a nota deles.

Podemos prosseguir com o caso

Testemunha de acusação

Midiã Quirino

Pergunta da promotora : Então você disse que considera ela culpada. Você tem mais algum argumento

Mídia Diz : Sim, eu considero ela Culpada.Uns dos fatos foi na morte de Escobar.Ela chorava mais que sua amiga que era Esposa de Escobar.Isso é muito estranho!

Advogada de defesa Sonia Santos/ Diz: Protesta que em momento algum a Réu tinha falado que teria traído o Bentinho. Oque te leva acredita que a dor que a réu ficou muito triste pela a morte de Escobar era uma dor muito mais alem.
Promotor Igor;Diz: Perguntar se a réu manda as fotos de Ezequiel para a família de bentinho.

Testemunha Acusação/ Kelven/Diz: ter certeza que ela realmente mandava as fotos.

Réu/Diz: Que seu marido era muito ciumento, muito manipolado pelo os outros.A réu confirma seu amor pelo o bentinho

Promotora; Lois Len; Diz : não se deixem enganar por essa carinha da Réu, Ela que mandava no casamento...diz que uma prova muito concreta que quando o bentinho voltou de viagem, ele viu um copia cuspida de seu melhor amigo “ Escobar”. Ela foi simplesmente embora, por que? Será que ela tinha alguma coisa a esconder em relação ao seu filho.Essa mulher deve ser culpada.

Advogada de Defesa Mariana Xavier/ Diz: Como a minha propria cliente falou que ele era muito ciumento, muito manipolada, e diz tambem que ela não foi embora porque quiz, e sim foi seu esposo Bentinho que mandou ela para Europa com o seu filho.
Advogada Sonia diz: o fato de Ezequiel ter nascido com a aparencia de escobar, não significa absolutamente nada.
Que capitu e Inocente.

Juri: Luiza: Os advogados de defesa da réu não, defendeu sua cliente, mais tem um porém no livro, diz que não deixam ela se defender. É a conclusão do filho dela. É tambem, o comportamento da vitima, dele ser muito manipulado.Conclusão Final a réu foi considerada Culpada.

Juiz/ Pablo/Diz: Diante das provas apresentadas aqui hoje, réu foi considerada culpada.Pagará 2 anos no regime fechado, e depois prestará serviços para a comunidades, ela vai pagar uma multa por degredir a imagem da vitima.
Escrivã: Caylane Araújo

Menina da biblia : Natali

Para aqueles que não tem coragem sinto muito, e para aqueles que querem tentar também, VALE MUITO ..

OUTROS RELATÓRIOS.

Julgamento de Capitu- 2º 06


-Pauta: Julgamento de Capitu por (Adultério)

---Defesa; Capitu não teria traído Bentinho, pois afirma que ele a disse que poderia viver sua vida como bem entendesse

Defesa; Bentinho foi para o Seminário, deixando Capitu solteira e sozinha.

Testemunha de acusação;

---Lídia, diz que não sabe onde estava, mas afirma ver Capitu olhando pela janela

---Sullyane, Nada a Declarar

---Priciene, Diz que quando viu eles se olhando Escobar e Capitu era um olhar malicioso como se tivesse rolando um amor ou desejo.

TESTEMUNHA DE DEFESA

---Debora, Nada a Declarar

---Sara, Nada a declarar

-----Bentinho: Estava decidido a virar padre? - pois, afirma que Capitu a fez toma essa decisão após ter visto ela com outra pessoa e como eles se gostavam tanto ela deveria ter esperado para viverem juntos

Júri---Genesi, de uma certeza que Capitu lhe traiu. A criança talvez (protesto: devido ele afirma que o filho se parece com Escobar) (protesto: prova que não tem nada ver o filho parecer com Escobar)

---Capitu, Afirma que tem nada haver o filho se parecer com Escobar, e diz que a amizade forte entre os dois fez com que Bentinho pensasse coisas erradas.

Testemunha defesa

Janaina Ferreira, Afirma que Capitu se entrega a ele só que ele se converteu a padre pelo desejo de sua mãe (provas nenhumas apenas sinceras palavras)

Defesa Capitu

Diz que Bentinho não teve sua palavra em voltar para casa.

CONTINUAÇÃO - Julgamento parte 2

Júri pode dar seu veredito

Diego: após a avaliação do advogado do acusado (Bentinho) que não deu uma boa justificativa, o júri toma a decisão: afirma que Capitu é inocente

Juiz: Natan

Escrivão: Kingston

Oficial de Justiça: Tamires

Capitu: Cassia Soares nº5

Bentinho: Lucas Noronha nº19

Advogadas de Capitu: Thais Oliveira e Gabriela Rabelo

Promotoras: Leannara Sindel e Weidla

Testemunhas, Acusação: Lídia, Sullyane (nego), Priciene,

Testemunhas de defesa: Debora (nego) Sara (nego), Janaina Ferreira

Júri:

Vanessa Bitencourt nº32

Carine Soares nº04

Gênnesi Vasques nº13

Diego Ramon nº07

Gabrielly Proença nº09

Thatiane Maciel nº30

Jessica Ketlen n°14


2º 02


VAGNÉR JUIZ: A RÉU CAPITU ESTA SENDO JULDGADA, QUE COMEÇEM A JULGAR A DEFESA.

FLÁVIO ADVOGADO DE DEFESA: AFIRMA QUE CAPITU NÃO TRAIU BENTINHO.

EVELYN PROMOTORA DE ACUSAÇÃO: AFIRMA QUE CAPITU TRAIU MESMO BENTINHO, É QUE COMEÇOU A TRAIR DANDO ATENÇÃO A ESCOBAR.

HENRIQUE ADVOGADO DE ACUSAÇÃO: AFIRMA ELE QUE BENTINHO VIA NOS OLHOS DE CAPITU QUE O TRAIU, AFIMRA TAMBÉM QUE CAPITU ESTAVA ALEGRE ENQUANTO BENTINHO ESTAVA NO SEMINARIO, AFIRMA QUE ELA JÁ ESTAVA COM SEDE DE TRAIÇÃO.

ADVOGADA DE DEFESA: AFIRMA ELA QUE NÃO TEM PROVAS CONCRETAS DESSA TRAIÇÃO.

TESTEMUNHA DE DEFESA: AFIRMA ELA QUE CAPITU NÃO TRAIU BENTINHO, POIS CAPITU SEMPRE DIZIA QUE AMAVA BENTINHO É QUE CAPITU HAVIA ESCRITO DOIS NOMES NA PAREDE NO QUAL BENTINHO NÃO CONSEGUIU VER. POIS OS NOMES QUE ESTAVAM ESCRITO NA PAREDE ERAM: CAPITULINA E BENTINHO.

TESTEMUNHA DE DEFESA: AFIRMA ELE QUE CAPITU NÃO TRAIU, POIS O FATO DELE SE PARECER COM ESCOBAR, NÃO QUER DIZER QUE ELE SEJA FILHO DELE.

TESTEMUNHA DE DEFESA: AFIRMA ELA QUE BENTINHO ERA MUITO CILMENTO COM CAPITU, QUE ELE TAMBÉM NÃO GOSTAVA NEM QUE CAPITU FUMASSE.

TESTEMUNHA DE ACUSAÇÃO: AFIRMA ELA QUE CAPITU E BENTINHO OLHA UMA FOTO DE ESCOBAR, E UM OLHA PRA CARA DO OUTRO, ESSA CONFUSÃO SE TORNOU UMA VERDADEIRA CONFISSÃO, AFIRMA TAMBÉM QUE O GESTO DE CAPITU É DISSIMULADO, TRAIDOR E ENGANADOR.

SANCHA: AFIRMA ELA QUE ELAS ERAM MUITO AMIGAS, É TAMBÉM QUANDO CAPITU FICAVA SOZINHA ELA NÃO FAZIA NADA. AFIRMAVA TMBÉM QUE NÃO HAVIA TROCAS DE OLHARES, ENTRE CAPITU E ESCOBAR É PALAVRAS CALIENTES.

GLÓRIA: AFIRMA ELA QUE CAPITU NUNCA FALAVA DE BENTINHO, É QUE TAMBÉM SE HOUVESSE OUTRAS COISAS, POIS ELA NÃO SABIA. É QUE ERA BEM ESCONDIDA DELA> GLÓRIA.

CAROLINE CARVALHO TESTEMUNHA DE DEFESA: AFIRMA ELA QUE CAPITU SEMPRE AMOU BENTINHO, E QUE CAPITU DISSE QUE EZEQUIEL TINHA OS OLHOS DE BENTINHO, É QUE BENTINHO COMO ERA CIUMENTO ESTÁRIA COLOCANDO COISAS EM SUA CABEÇA.

ALINE CAPITU: AFIRMA QUE NÃO TRAIU BENTINHO, É QUE QUANDO BENTINHO FOI AO SEMINARIO ELA ESPEROU ELE. É QUE ELES SE AMAVAM DES DE PEQUENOS, AFIRMA TAMBÉM QUE NUNCA TEVE OLHARES DISIMULARES.

Bentinho: meritíssimo pode só lhe dizer que ela me traiu com Ezequiel, a viela olhando nos olhos dele.

Henrique advogado de defesa: ele meu cliente foi traído por essa mulher. Essa mulher no dia do enterro vugo Escobar. Olhou-lhe apaixonadamente, logo no dia do seu enterro. a prima Justina já tinha lhe falado sobre o seus comportamentos. Que e no casso a dona Capitu.

Bentinho: fiquei com muita duvida. Quando o vi olhando para ele, naquela hora do enterro.

Ariel advogado de defesa: pergunta a bentinho, conte-me o que você viu?

Bentinho: não tenho provas. O que mostra na realidade são os fatos.

Dalila ad. De defesa: pergunta a bentinho. O que foi o, olhar de crança?

Bentinho: responde. Primeiro que isso não quer dizer nada. Por que isso não relata nada. Não rolou fatos. Além do pensamento.

Henrique: disse que Capitu na hora do seu enterro. Chorava apaixonadamente. Por Escobar.

Dalila advogada de defesa: afirma que bentinho, e um marido ciumento. E que esta com delírio. Isso e coisa de sua mente, pois Capitu não traiu bentinho.

Raiel advogada de defesa: isso esta sendo uma calunia contra a minha cliente.

Henrique advogado de acusação: esses advogados estão tentando virar o jogo. Essa senhora Capitu não pode ficar livre na sociedade.

Evelyn advogada de acusação: essa pessoa e culpada. Essa criança tinha todas as características de Escobar. O pensamento do meu ciente não justifica nada. Ele amava muito ela. E ele a esperava há anos. Ele chorava por ela. Ele não tento matar o filho. Ele amava, mesmo sabendo que o filho não era dele. E não tinha por que matar o filho.

Capitu: eu amo ele. Pois não o trai. Ninguém sabe o que eu sinto por dentro. Ninguém sabe sobre minha visão. Eles me julgam.

O meu filho e filho de bentinho mesmo. Não e de Escobar. Os traços não mostram que o filho não seja dele. . Eu a amo muito.

Júri: promotoria bom com os fatos mostrado aqui chegamos a uma conclusão. Sabemos que bentinho e um home ciumento. Não sabemos se ela e mesmo inocente.

Mais declaramos que a senhorita Capitu e inocente.

O julgamento – 2º 17

Juiz – deu inicio ao julgamento

Ângela - se apresenta

Elair - diz traição ou ciúmes

Capitu-bento e muito ciumento

Elair - chama Bruno

Bruno - faz a jura

Elair - desde quando você conhece Capitu

Bruno - desde quando o correu a enchente

Elair - ela era ciumenta

Bruno - não

Ângela - como você tem certeza

Bruna – por que ela era muito

Juiz - despeça Bruno

Elair - chama Geijiane

Elair - era a melhor amiga sabemos que você era a melhor amiga de Capitu

Geijiane – não nos éramos muito amigas e ela era fiel

Elair – o que ela contou sobre seu filho

Gesiane que era filho dele

Alessandro - você era parente de Capitu

Geijiane - não

Alessandro - você tem alguma prova concreta que ela não o traiu

Geijiane - ela era muito fiel

Ângela - você ñ acha q ela pode ter mentido

Geijiane - não

Elair - bento Capitu disse algo sobre seu filho

Bento-q parecia muito com o outro

Elair - você realmente amava por que tem ciúme

Bento-sim eu amava, mas a criança ã parecia com amigo

Ângela - você ainda ama Capitu mesmo de, pois de tudo que aconteceu

Bento – sim eu o amava, mas tem raiva e muito ciúme

Estafany-(não deu tempo para copiar)

Bento-as visitas de Escobar dentro da casa

Juiz - alguma testemunha de acusação

Alessandro – chama: Luiz 3º

Ângela - você esta aqui como testemunha de acusação avia muita visita de Escobar dentro da casa q possa comprovar a acusação

Luiz - apenas uma você

Ângela você prova q Escobar tina malicia nos olhares

Estafany - você viu Capitu demonstra o seu amor por Escobar

Luiz - não sei o responder esqueci

Estafany não o responder

Alessandro chama Ana Claudia

Alessandro – Ana Claudia quando e onde você viu Capitu com Escobar

Ana Claudia – ushaushuhashhus não falou nada só riu...

Juiz - a despensa

Alessandro – o que você tem visto de suspeito

Nathaça - via as visitas de Escobar à casa de bentinho quando ele ñ estava

Alessandro você viu o ele faziam

Nathaça - não

Elair - quando bentinho estava no exterior você viu alguma coisa de suspeito

Nathaça ñ

Ângela - você esta sendo acusada de adultério por bentinho e bentinho afirma q seu filho e de Escobar

Capitu - não tem nada afirmar

Estafany-(ela fala muito rápida e não entendi)

Capitu-bento era muito ciumento

Ângela – você ñ acha q esse ciúme ñ abalou no seu casamento

Capitu - não

Alessandro - o que você faziam

Capitu – contas apenas contas

Elair - você afirma q eles faziam sexo

Alessandro – zxxzxauhhuzx (zoa)

Juiz - despensa Capitu

Elair - Capitu você percebeu q seu filho tinha traço com Escobar

Capitu - ñ

Sonia santos diz...

Ângela - ela cometeu ou não o adultério

Elair - Capitu tinha um marido muito enciumado, ela conta para bento que seu filho tinha traço com Escobar

Juiz - chega

Sonia santos... retira todos os alunos que sobraram na sala de aula.

Prof.Geane – invade a sala.

Juiz – os jure iram fazer as perguntas

Maiara – bentinho como você explica esse ciúme doentio

Betinho – os atos dela

Maiara – Capitu como você explica as contos que faziam com Escobar

Capitu – era apenas conta negócios

Adriene – como você explica a ausência de bentinho

Capitu – o esperei ansiosamente

Jardieu – durante cinco anos ele visitou você

Capitu – não

Luiz Henrique – uahsuashuahs eu esqueci apenas zoando

Valdir Alef – vocês fizeram sexo (zoando)

Elaine – (ñ deu tempo)

{Luiz Henrique – esqueci} (zoando)

Capitu-(ñ deu tempo)

Ingson – como você explica a semelhança de seu filho com Escobar

Capitu – apenas os olhos nada de mais

Maiara – como você explica

Ângela – defende bentinho muito bem

Maiara – Capitu é culpada

Adriene – Capitu é inocente

Elaine – Capitu é inocente

Luiz Henrique – Capitu é inocente

Jardieu – Capitu é culpada

Ingson – Capitu é inocente

Valdir Alef – Capitu é inocente

Juiz – a réu Capitu é inocente.

ANDERSON – ESCRIVÃO (leu e sabia muito bem sobre o livro Capitu)

Raiane – oficial de justiça (leu e sabia muito bem sobre o livro Capitu)

USHAUSHAUHSUAHASUHASH

QUEM NÃO PARTICIPOU!

ESTER

JHON

INGRIDILIANE

IANDARA

QUEILA

DANIEL

ELLEN

NAIARA

ANA CLAUDIA

Denis faltou se não justificar poderá ser preso.

2º 04 - Peça Dom Casmurro.

Vamos da continuação ao julgamento de Capitu, ouviremos agora uma testemunha de acusação, pode se dirigir agora ao, você ura dizer a verdade Sim.

Qual o nome, Rafaela, você lembra-se da Capitu quando criança, e ela sempre teve o olhar dissimulado? Sim.

Jaque; Como ela falou você disse que a Capitu queria conquistar a sogra, é claro que a mulher ira querer agradar a sogra.

Carol; Você chego a conhecer e ver a vida de Capitu, Loui você acha que Capitu seria capaz de trair seu marido, após ter tido um filho com ele.

Loui; Capitu teve uma criação ótima pelos pais e não seria capaz de trair seu amado, principalmente pelo fato de ela ter lutado por esse amor.

Jaque; Anderson. Você já percebeu q sua mulher estava te traindo.

Carol; Capitu; Como explica todo esse teu temperamento frio, isso é mentira eu sempre amei meu marido e jamais seria capaz de trair ele,

Capitu você passou a sua juventude todinha sofrendo ele que estava em um seminário para ser padre.

Carol; Senhores jurados estamos aqui diante uma mulher que é capaz de tudo, ela sempre quis ficar com ele sempre tentou tirar seu foco, ela sabia que a família dele queria que ele fosse um padre, ela sempre foi dissimulada desde criança, sempre teve uma olhar dissimulado, uma mulher que traiu o marido é capaz de tudo.

Jaque; Senhores jure não existe nada para provar que Capitu o traiu, não existe foto, vídeo, ou qualquer outra coisa que provasse isto.

Capitu; (não leu a obra);

Júri

Pablina: Ela sempre teve o poder de dissimular as pessoas.

Ana: Capitu tem um olhar dissimulado.

Mikaelly; quatro a três, Capitu foi condenada.

Culpada.

Participantes do júri.

Juiz: Carlos (estava brincando)

Júri Popular:

Ana, mikaelly, Pablina, Denilson, Lucas, Larissa, Lucas.

Testemunha de defesa:

Loui,

Testemunha de acusação:

Rafaelle.

Promotora:

Carol

Advogada:

Jaqueline.

Acusador:

Bentinho

Réu:

Amanda lima

Oficial de justiça:

Anderson Vinicius.


























































POR: SÔNIA SANTOS – COM AS TURMAS: 2º ANO (1,2,3,4,5,6,15,16, E 17) DA E.E.E.M. PROFESSOR JOÃO BENTO DA COSTA



4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante a maneira utilizada para abordar o tema. Show! - Christian Vargas 2º4

    ResponderExcluir
  3. Muito top a ideia de poder exercer a atividade com uma interação com os alunos para abordar o tema! Isso se torna gostoso para aprendizagem.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a ideia. Fiz também um júri com meu alunado do 8º ano, mas não nessa dimensão. PARABÉNS!

    ResponderExcluir