sábado, 18 de setembro de 2010

PROFESSORES BRILHANTES, PERIGOS CONSTANTES.. Estude

PARA OS 2º ANOS.

I - PARTE

CONTEÚDOS: TEXTO - COMPREENSÃO
                          CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL NO TEXTO
                          REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL
 LITERATURA: PARNASIANISMO E SIMBOLISMO
AO GOSTO DO REALISMO/NATURALISMO

II – PARTE REDAÇÃO

Elabore um texto dissertativo, com argumentos lógicos e coerentes, para discutir a seguinte questão:

Denúncia vazia



Ora, há limites óbvios entre a arte e a ciência e, quando se tenta desconsiderar esses limites, o resultado é inevitalmente arte de má qualidade ou anticiência, como se vê em obras como "O Missionário" (1888), de Inglês de Souza, ou "A Normalista" (1893), de Adolfo Caminha, ou ainda "A Carne" (1888), de Júlio Ribeiro.

Nas três obras, o que não faltam são preconceitos e chavões deterministas, difundidos em nome de uma suposta denúncia crítica da sociedade (burguesa). Sem falar que a trama abusa sempre de aspectos escabrosos do comportamento humano e de seus tipos mais mesquinhos, resvalando inevitavelmente para as cenas ou episódios de mau gosto.
Nesse sentido, é plausível encerrar essa breve avaliação do naturalismo brasileiro com duas citações. O filósofo oitocentista Karl Marx, nas "Teses contra Feuerbach", disse que "a filosofia se limitou a explicar o mundo, cabe transformá-lo". Referindo-se ao próprio Marx e aos pensadores que seguiram sua filosofia, o cientista político francês Raymond Aron (1905-1983), mais percucientemente, disse que "os intelectuais não querem nem explicar nem transformar o mundo, mas somente denunciá-lo".

OBS:

• Intertextualidade
• Dê um título sugestivo e criativo à sua redação.
• Defenda ou refute as ideias apresentadas, elaborando uma dissertação coesa, coerente, organizada e estruturada. Fundamente suas ideias com argumentos, sem sair do tema. Fidelidade ao tema é um dos itens de avaliação.
• Importante: Não irei questionar o seu ponto-de-vista, mas sua capacidade de análise, argumentação e competência linguística.

• Você poderá optar por qualquer uma das normas ortográficas (a antiga ou a nova), desde que elabore a sua redação respeitando a norma culta.

Ninguém poderá praticar por você.

Um comentário: