terça-feira, 26 de abril de 2016

Revisão para 2016.. JBC

Dissertação

1. DEFINIÇÃO E ESTRUTURA

Dissertar é expor ideias a respeito de um determinado assunto. É discutir as ideias, analisá-las e apresentar provas que justifiquem e convençam o leito da validade do ponto de vista de quem as defende.

A dissertação, por isso, pressupõe:

• exame crítico do assunto sobre o qual se vai escrever;

• raciocínio lógico;

• clareza, coerência e objetividade na exposição.

Não pense que dissertar é uma prática destinada apenas para suprir as exigências dos vestibulares, ou, ainda, que só grandes escritores ou políticos é que discutem e defendem seus pontos de vista porque dominam a oratória.

Você também, no seu dia-a-dia, dispõe dos recursos que a língua oferece. Dissertar é um exercício cotidiano e você o utiliza toda vez que discute com alguém, tentando fazer valer sua opinião sobre qualquer assunto, como, por exemplo, futebol. Isso porque pensar é uma prática permanente da nossa condição de seres sociais, cujas ideias são debatidas e veiculadas através da comunicação linguística.

Portanto, dissertar é analisar de maneira crítica situações diversas, questionando a realidade e nossas posições diante dela.

A dissertação, comumente, apresenta três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

a) Introdução ou Tese: é a apresentação do assunto.O parágrafo introdutório caracteriza-se por possuir uma só ideia central ou tópico frasal expresso de modo genérico.

b) Desenvolvimento ou Argumentação: é a análise crítica da idéia central. Pode ocupar vários parágrafos, em que se expõem juízos, ou seja, raciocínios, exemplos, testemunhos, históricos, argumentos próprios ou de outros e justificativas que procuram provar a ideia central expressa no primeiro parágrafo.

c) Conclusão: é a parte final do texto, em que se condensa a essência das informações contidas no desenvolvimento e se reafirma o posicionamento exposto no primeiro parágrafo (tese).

OBSERVAÇÃO:

Um texto dissertativo argumentativo, que é aquele exigido na maioria dos exames vestibulares, apresenta análise, juízos críticos, ao passo que a dissertação expositiva apenas informa, apresenta dados, cifras, estatísticas, evidências históricas. São exemplos de textos dissertativos expositivos os livros didáticos e toda e qualquer publicação meramente informativa, isto é, destituída de teor crítico. Um texto argumentativo, porém, não pode prescindir de análise crítica, do ponto de vista de quem escreve.

2. CONTEÚDO


Para se redigir um texto dissertativo numa prova de vestibular, são indispensáveis:

• enriquecimento do conteúdo (acervo de conhecimentos do aluno transformado em argumentos);

• aprimoramento da linguagem (vocabulário diversificado);

• estruturação ideal (tese, argumentação e conclusão concatenadas e pertinentes ao tema).

Þ Observe também que a dissertação deve basear-se em fatos comprovados, retirados da História ou do cotidiano, e que sejam do conhecimento de todos. Não se esqueça de que, na argumentação, devem aparecer exemplos que provem o ponto de vista defendido.

3. ETAPAS PARA ELABORAR UMA DISSERTAÇÃO

1º) Ler atentamente o tema e refletir sobre o assunto de que trata.

2º) Fazer um esboço mental do encadeamento que se pretende dar às ideias. (fazer um campo semântico)

3º) Elaborar o rascunho, evitando desviar-se do ponto de vista assumido.

4º) Ler o texto, submetendo-o a uma avaliação crítica.

5º) Passá-lo a limpo, observando as regras gramaticais.

6º) Dar um título à redação, adequando-o ao seu texto.

Resumindo:

O texto dissertativo pressupõe uma análise crítica sobre determinado assunto. Clareza e objetividade são obtidas através do uso de linguagem referencial, culta e juízos bem fundamentados. A tese, a argumentação e a conclusão devem apresentar harmoniosa concatenação de ideias, e a coerência entre tema, título e texto é imprescindível.


Fonte: Universia Brasil
O Enem pode tratar a consolidação da democracia como tema da redação
Não é possível adivinhar com certeza qual será o tema da redação do Enem 2014, mas sabendo que o exame propõe temas de relevância nacional e que incitam o aluno a desenvolver uma solução de acordo com os direitos humanos é possível reunir algumas opções possíveis. Foi o que a Universia Brasil fez nesta quinta-feira (17).


Confira a seguir 17 temas que podem cair na redação do Enem 2014 e comece a treinar desde já:

Redação Enem 2014: 1. Papel da mulher no século XXI
O papel da mulher no século XXI é um tema social que tem grande destaque na mídia e, portanto, é a aposta para tema de redação não só do Enem como também de outros vestibulares. Sobre esse tema é preciso discutir, por exemplo, sobre uma solução para a questão do assédio nos transportes públicos e outros problemas comuns no cotidiano das mulheres.

Redação Enem 2014: 2. Manifestações durante o Mundial
O mundo parou para assistir ao Mundial, porém muitos brasileiros continuaram tomando as ruas para protestar contra a realização do evento. É importante refletir sobre o que querem esses manifestantes e encontrar respostas para essas reivindicações.

Redação Enem 2014: 3. Os 50 anos do Golpe Militar de 64
A democracia é recente no Brasil. O Enem pode tratar a sua consolidação como tema da redação. O Golpe Militar de 1964 cessou muitos dos direitos humanos. O aluno deve ter a consciência de que a democracia instaurada após esse período precisa se solidificar.

Redação Enem 2014: 4. Ética dentro e fora do campo
Outro assunto relacionado ao Mundial é a questão da ética dentro e fora do campo, desde a mordida do jogador Suárez até a compra de ingressos reservados aos deficientes físicos. O que podia ter sido diferente no comportamento das pessoas?

Redação Enem 2014: 5. Os “justiceiros”
Este ano, observamos muitos casos de pessoas que tentaram fazer justiça com as próprias mãos e agiram de forma violent, causando até mesmo o assassinato de pessoas em prol dos seus próprios valores. Até que ponto a justiça brasileira falha e onde acaba o direito de uma pessoa de tomar esse exercício para si?

Redação Enem 2014: 6. Diretas Já
O movimento das Diretas Já, consideradas uma das maiores manifestações populares do País, completa 30 anos. Novamente a questão da democracia é abordada, porém desta vez na vertente da redemocratização do Brasil. O fim do bipartidarismo e a mobilização popular podem ser tratados pelo Enem.

Redação Enem 2014: 7. Patriotismo
O verde e amarelo caracterizaram ainda mais o País durante o Mundial, com bandeiras penduradas nos retrovisores de carros e janelas de casas. Por isso, o patriotismo pode ser abordado no exame como algo que só aparece durante eventos de futebol.

Redação Enem 2014: 8. Cobertura do Mundial pela mídia
O Mundial foi abordado sob diferentes aspectos pela mídia. É interessante que o estudante analise se a imprensa priorizou os jogos, as manifestações ou os estrangeiros que vieram conhecer o País, bem como se foi adotada uma postura ética.

Redação Enem 2014: 9. Redes sociais x Direitos Humanos
Uma discussão que poderia ser levantada na redação é a questão da privacidade e os limites que englobam as redes sociais com foco nos Direitos Humanos. A proximidade do tema com o cotidiano dos alunos faz com que páginas como o Facebook e o Twitter sejam colocadas em debate quando falamos sobre o respeito e a privacidade.

Redação Enem 2014: 10. O Futebol
O tema futebol parece óbvio, mas a verdade é que o esporte pode ser analisado de diversas formas, partindo da sua função durante períodos ditatoriais e passando pelo desrespeito que acontece nos campos.

Redação Enem 2014: 11. Legado do Mundial
O que vai restar do Mundial? Como vai ficar a economia brasileira? A reflexão e análise de dados ligados aos jogos podem ser cobradas, incentivando o estudante a fazer o balanço dos seus benefícios e prejuízos.

Redação Enem 2014: 12. Plano Real
O Plano Real, estratégia adotada pelo governo em a fim de controlar a hiperinflação econômica que o país vivia, completa 20 anos em 2014. As origens da inflação e o período antes do Plano podem ser colocados em destaque.

Redação Enem 2014: 13. Racismo
O racismo na sociedade brasileira é uma das grandes apostas para a redação. Vivemos em uma democracia racial que é uma grande falácia, e isso pode aparecer com alguma alusão ao sistema de cotas. Além disso, o racismo nos campos de futebol pode ser apontado após o episódio sofrido pelo jogador Daniel Alves, que foi atingido por uma banana em uma partida.

Redação Enem 2014: 14. Limites do humor nas redes sociais
Após a derrota do Brasil pela Alemanha no Mundial, muitas piadas surgiram nas redes sociais utilizando até mesmo o ditador Adolf Hitler. Esse tipo de piada pode ser considerada ofensiva devido aos horrores acontecidos no Holocausto. Portanto, é preciso discutir sobre os limites do humor nas redes sociais.

Redação Enem 2014: 15. Escassez de água
O Enem também apresenta uma forte preocupação com o meio ambiente. A escassez de água enfrentada pelo País é um dos temas mais preocupantes, e o exame pode esperar que o candidato relacione o meio ambiente com as políticas públicas que pensem no bem estar do cidadão.

Redação Enem 2014: 16. Campanhas de Vacinação
Recentemente, foram lançadas Campanhas de Vacinação para meninas de 13 anos contra o HPV. Essas vacinas geraram problemas envolvendo o preconceito que existe sobre as campanhas de prevenção e a sexualidade em si. O candidato precisa avaliar os dois lados da moeda e refletir sobre o que pode ser feito para prevenir os cidadãos e, ao mesmo tempo, conscientizar os pais sobre a importância dessas vacinas.

Redação Enem 2014: 17. O Brasil diante dos estrangeiros
Como o Brasil se mostrou para os diversos estrangeiros que vieram acompanhar o Mundial e, afinal, qual é a cara do Brasil? O encontro de culturas também é forte candidato para aparecer na redação do Enem.

Dissertação
1. DEFINIÇÃO E ESTRUTURA
Dissertar é expor ideias a respeito de um determinado assunto. É discutir as idéias, analisá-las e apresentar provas que justifiquem e convençam o leitor da validade do ponto de vista de quem as defende.
A dissertação, por isso, pressupõe:
• exame crítico do assunto sobre o qual se vai escrever;
• raciocínio lógico;
• clareza, coerência e objetividade na exposição.
Não pense que dissertar é uma prática destinada apenas para suprir as exigências dos vestibulares, ou, ainda, que só grandes escritores ou políticos é que discutem e defendem seus pontos de vista porque dominam a oratória.
Você também, no seu dia-a-dia, dispõe dos recursos que a língua oferece. Dissertar é um exercício cotidiano e você o utiliza toda vez que discute com alguém, tentando fazer valer sua opinião sobre qualquer assunto, como, por exemplo, futebol. Isso porque pensar é uma prática permanente da nossa condição de seres sociais, cujas idéias são debatidas e veiculadas através da comunicação lingeística.
Portanto, dissertar é analisar de maneira crítica situações diversas, questionando a realidade e nossas posições diante dela.
A dissertação, comumente, apresenta três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.
a) Introdução ou Tese: é a apresentação do assunto. O parágrafo introdutório caracteriza-se por possuir uma só ideia central ou tópico frasal expresso de modo genérico.
b) Desenvolvimento ou Argumentação: é a análise crítica da ideia central. Pode ocupar vários parágrafos, em que se expõem juízos, ou seja, raciocínios, exemplos, testemunhos, históricos, argumentos próprios ou de outros e justificativas que procuram provar a ideia central expressa no primeiro parágrafo.
c) Conclusão: é a parte final do texto, em que se condensa a essência das informações contidas no desenvolvimento e se reafirma o posicionamento exposto no primeiro parágrafo (tese).
OBSERVAÇÃO:
Um texto dissertativo argumentativo, que é aquele exigido na maioria dos exames vestibulares, apresenta análise, juízos críticos, ao passo que a dissertação expositiva apenas informa, apresenta dados, cifras, estatísticas, evidências históricas. São exemplos de textos dissertativos expositivos os livros didáticos e toda e qualquer publicação meramente informativa, isto é, destituída de teor crítico. Um texto argumentativo, porém, não pode prescindir de análise crítica, do ponto de vista de quem escreve.
2. CONTEÚDO
Para se redigir um texto dissertativo numa prova de vestibular, são indispensáveis:
• enriquecimento do conteúdo (acervo de conhecimentos do aluno transformado em argumentos);
• aprimoramento da linguagem (vocabulário diversificado);
• estruturação ideal (tese, argumentação e conclusão concatenadas e pertinentes ao tema).
 Observe também que a dissertação deve basear-se em fatos comprovados, Þ retirados da História ou do cotidiano, e que sejam do conhecimento de todos. Não se esqueça de que, na argumentação, devem aparecer exemplos que provem o ponto de vista defendido.
3. ETAPAS PARA ELABORAR UMA DISSERTAÇÃO
1º) Ler atentamente o tema e refletir sobre o assunto de que trata.
2º) Fazer um esboço mental do encadeamento que se pretende dar às ideias. (fazer um campo semântico)
3º) Elaborar o rascunho, evitando desviar-se do ponto de vista assumido.
4º) Ler o texto, submetendo-o a uma avaliação crítica.
5º) Passá-lo a limpo, observando as regras gramaticais.
6º) Dar um título à redação, adequando-o ao seu texto.
Resumindo:
O texto dissertativo pressupõe uma análise crítica sobre determinado assunto. Clareza e objetividade são obtidas através do uso de linguagem referencial, culta e juízos bem fundamentados. A tese, a argumentação e a conclusão devem apresentar harmoniosa concatenação de ideias, e a coerência entre tema, título e texto é imprescindível.








 







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