sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Para Refletir... Jovens hoje.


Sobre o amigo
Adolescentes parecem não ter medo de nada. Não têm medo da velocidade, guiam carros e motos como loucos, na certeza de que são invulneráveis.
 Não têm medo das drogas, experimentam de tudo, na firme certeza de que nenhum mal poderá lhes suce­der.
 Não têm medo de sexo, e vão go­zando dos seus prazeres descuidados que muitas vezes terminam em gravi­dezes que arrasam vidas e em Aids. Parece, inclusive, que não têm medo de morrer.
Loucões.Mas adolescentes têm um medo medonho da solidão. Não conseguem ficar sozinhos, com eles mesmos. A so­lidão os deprime. Por isso não desgru­dam do telefone. Por isso estão sempre em grupos. Mas essa sociabilidade de que é feito o grupo é o oposto da amizade. Porque ela é feita de igualdades. Todos têm de ser iguais. Quem é diferente está fora, não pertence. Não é con­vidado. Fica em casa.
A amizade é o oposto. Ela começa quando a gente não pertence a grupo algum. A amizade é o encontro de duas solidões. Duas solidões, juntas, fazem uma comunhão. [...]
Sei que vocês têm tristezas. É para espantar a tristeza que vocês fazem tanta festa, ouvem músi­ca tão alto, procuram sempre o agito [...]. É preciso espantar o medo de ficar adulto. Ficar adulto é se encontrar com a solidão, quando não mais se pode gritar: "Mãe, me pega no colo!", "Pai, me tira do buraco!". Aí se entende que tristeza é parte da vida, e não é para ser curada com remédios de psiquiatras. A tristeza é para a gente ficar amigo dela. Quem faz amizade com a tristeza fica boni­to, fica manso, fala baixo, escuta, pensa. [...]
Amigos são raríssimos. ("Eu quero ter um milhão de amigos": o Roberto Carlos estava louco quando escreveu isso. Amizade requer tempo. Como posso ter tempo para um milhão? Deveria re-escrever a canção: "Quero ter um milhão de fãs".) Não importa. Basta um amigo para encher a solidão de alegria.
(Rubem Alves. E aí? - Carta aos adolescentes e a seus pais. Campinas: Papirus/Speculum, 1999. p. 58-60.)


2 comentários:

  1. Ha dias queria falar sobre o novo tema do blog, mas sempre esqueço, enfim ficou legal, mas o tema do meu blog é mais elegante.
    Quando à carta aos adolescentes, achei muito interessante. É pensativo, até porque é a realidade, não de todos os jovens mas da grande maioria.

    Dejailson Rodrigues, 2ªsérie 17.

    ResponderExcluir
  2. Mudam não só esticamente para se inturmar, como mudam as atitudes que na maioria das vezes não são certas.
    E aqueles que não seguem esse ''estilo'' acabam sendo deixados de lado por serem autênticos e possuir pensamentos próprios.

    Mª Tamires Amud 2ª17

    ResponderExcluir