O ARTIGO DE OPINIÃO - A todo instante temos de nos posicionar sobre
certos temas que circulam socialmente. Por exemplo, a pena de morte é uma saída
contra a violência? Uma mulher grávida deve ter o direito de interromper a
gravidez de um feto anencéfalo? A televisão deve sofrer algum tipo de controle?
O tabagismo? Como resposta a essas e
outras questões, são publicadas em jornais e revistas ARTIGOS DE OPINIÃO, nos
quais o autor expressa um ponto de vista sobre o tema em discussão.
CARACTERÍSTICAS DO ARTIGO DE OPINIÃO - Texto argumentativo que difunde
opinião sobre um tema polêmico. Circula nos meios de comunicação em geral, por exemplo,
jornais, revistas e outros. Tem como estrutura básica uma ideia central (que
resume o ponto de vista do autor) e sua fundamentação com base em argumentos,
construídos a partir de verdades. Exige a variedade padrão da língua.
COMO PRODUZIR O ARTIGO DE OPINIÃO - Use a 1ª pessoa do plural ou a 3ª
do singular. (Embora permitido por alguns autores, a maioria recomenda que o
aluno não use a 1ª pessoa do singular) Verbos predominantemente no presente do
indicativo. Expressa o fato no momento em que se fala. O aluno lê um poema.
Posso afirmar que meus valores mudaram. Um aluno dorme. . Construa períodos
curtos, com no máximo duas ou três linhas, evitando orações intercaladas ou
ordem inversa desnecessária. Empregue vocabulário escolarizado, evitando termos
coloquiais, adjetivação desnecessária, gírias, afirmações extremas e
generalizações.
Modelo de artigo de Opinião –
Nos gêneros argumentativos em geral,
o autor tem a intenção de convencer seus interlocutores e para isso precisa
apresentar bons argumentos, que consistem em verdades e opiniões. O artigo de
opinião é fundamentado em impressões pessoais do autor do texto e, por isso,
são fáceis de contestar.
A partir da leitura de diferentes textos, o escritor poderá conhecer vários pontos de vista sobre um determinado assunto.
ESQUEMA-SÍNTESE
A partir da leitura de diferentes textos, o escritor poderá conhecer vários pontos de vista sobre um determinado assunto.
ESQUEMA-SÍNTESE
TÍTULO: geralmente uma frase que chame a atenção do leitor
INTRODUÇÃO: apresentação da polêmica, mais o seu ponto de vista em relação a ela.
DESENVOLVIMENTO:
-1ºPARÁGRAFO: Argumentação que sustente o seu ponto de vista.
-2ºPARÁGRAFO: Mostrar a opinião que opositores ao seu ponto de vista têm em relação à polêmica.
-3ºPARÁGRAFO: contestar e criticar a opinião dos opositores
CONCLUSÃO: Reafirmar o seu ponto de vista em relação à polêmica.
Exemplo de um Artigo de Opinião
A Necessidade das Diferenças
De
acordo com a Teoria da Evolução, criada pelo cientista inglês Charles Darwin, o
que possibilita a formação do mundo como conhecemos hoje, foi à sobrevivência
dos mais aptos ao ambiente. A seleção se baseia na escolha das características
mais úteis e não nas diferenças. É
do conhecimento geral que alguns governos totalitários promoveram e promovem
genocídios por considerarem determinadas raças inferiores.
Do meu ponto de vista,
se no âmbito biológico, as variações são imprescindíveis à vida, no
sociológico, não pode ser diferente. Uma vez todos iguais, seríamos atingidos
pelos mesmos problemas, sem perspectivas de resolução, já que todas as ideias e
problemas seriam semelhantes bem como todas as formas de ação para
solucioná-los.
Obviamente, nem todas as
diferenças, são benéficas. Por exemplo, a diferença entre as classes sociais,
como é hoje na sociedade brasileira, uma das mais acentuadas do mundo, não podem
ser concebíveis. Para somar a diferença social, é importante uma distribuição
de renda mais igualitária, aliada a oportunidade de trabalho, educação e saúde
para todos.
Mas há quem se baseia
nestas diferenças, para excluir os menos favorecidos, há atos que entraram para
a história, como exemplos de vergonha para a humanidade, basta lembrar-se do
Holocausto imposto pelos nazistas aos judeus na Alemanha ou a matança dos
curdos do Iraque promovido pelo ex-ditador daquele país.
Dessa forma, devemos nos
conscientizar, de que somos todos iguais em espécie, mas conviver com as
diferenças, por difícil que pareça, nos enriquece como pessoas. Nossos esforços
devem ser voltados contra discriminações vis, como racismos e perseguições
religiosas, que apenas nos desqualificam como seres humanos.
Legenda com o significado das cores
Relato da polêmica
Ponto de vista em relação à polêmica
Argumentos que sustentam o ponto de vista:Argumentos dos opositores
Conclusão
Veja aqui um novo artigo de opinião a respeito de um assunto polêmico que é o uso do boné e do celular em sala de aula.
Ponto de vista em relação à polêmica
Argumentos que sustentam o ponto de vista:Argumentos dos opositores
Conclusão
Veja aqui um novo artigo de opinião a respeito de um assunto polêmico que é o uso do boné e do celular em sala de aula.
Uma Proibição
Necessária
Um assunto que vem despertando a atenção não só da comunidade acadêmica,
mas da sociedade como um todo, é a proibição do uso de celulares e bonés pelos
estudantes na sala de aula. A discussão acirrou-se após a restrição do uso
desses objetos em algumas escolas. Apesar da polêmica instaurada, cremos que a vedação
é a melhor solução.
No que se refere ao celular, à proibição do seu uso em sala de aula é
uma medida que se harmoniza com o ambiente em que o estudante está. A sala de
aula é um local de aprendizagem, onde o discente deve se esforçar ao máximo
para extrair do professor os conhecimentos da matéria. Nesse contexto, o
celular é um aparelho que só vem dificultar a relação ensino-aprendizagem,
visto que atrapalha não só quem atende, mas todos os que estão ao seu redor.
Quanto ao boné, a restrição de seu uso em sala de aula se deve a uma
questão de educação e respeito pela figura do mestre. Deve-se ter em mente que
o professor - assim como os pais e as autoridades religiosas - merece todo o
respeito no exercício do seu ofício, que é o de transmitir conhecimentos. Do
mesmo modo que é mal-educado sentar-se à mesa com um chapéu na cabeça, assistir
a uma aula usando um boné também o é.
Por outro lado, alguns entendem que o Estado não poderia proibir os
celulares e bonés em sala de aula, visto que violaria o direito da pessoa de ir
e vir com seus bens. Entretanto, devemos ter em mente que não existe direito
absoluto, todos são relativos. E sempre que há um conflito entre eles, deve-se
realizar uma ponderação de valores, a fim de determinar qual prevalecerá. No
caso em análise, o direito da coletividade (alunos e professores) prevalece
sobre o direito individual de usar o celular ou o boné na sala de aula.
Desse modo, percebe-se que há razoabilidade nos objetivos pretendidos
pela proibição, visto que beneficia toda a comunidade acadêmica. Os estudantes
devem se conscientizar que escola é sinônimo de aprendizagem, e que todo
esforço deve ser feito para valorizar o processo de ensino e a figura do
professor.
Observe no artigo.
Relato da polêmica
Ponto de vista em relação à polêmica
Argumentação Argumentos que sustentam o ponto de vista Argumentos dos opositores
Conclusão
FAÇA O SEU - TEMA LIVRE.
FORMATAÇÃO
DO ARTIGO – PREPARAÇÃO PARA O FUTURO
ACADÊMICO
TEMA –
NEGRITO CENTRALIZADO, FONTE ARIAL, 12
NOME ( FONTE
TIMES NEW ROMAN OU ARIAL ) 10 (ITÁLICO )
RESUMO
PALAVRA
CHAVE
A INTRODUÇÃO
( APRESENTA O TEMA DO ARTIGO E A A PROBLEMÁTICA – POLÊMICA )
DESENVOLVIMENTO-
SUBITENS- QUESTÕES ENVOLVIDAS, REFERÊNCIAS TEÓRICAS DURANTE PESQUISA. NÃO SE
ESQUEÇA DAS CITAÇÕES, COMPARAÇÕES, EXEMPLIFICAÇÕES, JUSTIFICATIVAS E OUTROS...
CONSIDERAÇÕES
FINAIS –
BIBLIOGRAFIAS
CONSULTADAS.
LEMBRE-SE,
CITAR TRECHOS DE TRABALHOS DE OUTROS AUTORES, SEM REFERENCIAR ADEQUADAMENTE,
PODE SER ENQUADRADO COMO PLÁGIO. NÃO SE ESQUEÇA DE ANOTAR TUDO, AUTOR, EDIÇÃO, ANO,
CIDADES SE POSSÍVEL ATÉ A PÁGINA DOS LIVROS QUE PESQUISAR (ESSAS INFORMAÇÕES SÓ
FORAM POSSÍVEIS DEVIDOS Á VÁRIAS LEITURAS RETIRADAS DA INTERNET, LIVROS
DIDÁTICOS E CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS DURANTE ALGUNS ANOS DE SALA DE AULA. REFERÊNCIAS-IENH.
MANUAL DE NORMAS DA ABNT. DISPONÍVEL EM WWW.ienh.com.br).
obrigado professora, me ajudo mt valeeeu (:
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEMBRE-SE, CITAR TRECHOS DE TRABALHOS DE OUTROS AUTORES, SEM REFERENCIAR ADEQUADAMENTE, PODE SER ENQUADRADO COMO PLÁGIO. NÃO SE ESQUEÇA DE ANOTAR TUDO, AUTOR, EDIÇÃO, ANO, CIDADES SE POSSÍVEL ATÉ A PÁGINA DOS LIVROS QUE PESQUISAR (ESSAS INFORMAÇÕES SÓ FORAM POSSÍVEIS DEVIDOS Á VÁRIAS LEITURAS RETIRADAS DA INTERNET, LIVROS DIDÁTICOS E CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS DURANTE ALGUNS ANOS DE SALA DE AULA. REFERÊNCIAS-IENH. MANUAL DE NORMAS DA ABNT. DISPONÍVEL EM WWW.ienh.com.br).
ResponderExcluirQue argumento ele usa, e o que o autor protege?
ResponderExcluir