segunda-feira, 7 de maio de 2012

VAMOS PENSAR UM POUCO... LENDO E PRODUZINDO

Leituras dos jornais das turmas de  2010 e 2011.


É BOM LER..
MELHOR AINDA!!!!!!
 É PRODUZIR SEUS PRÓPRIOS TEXTOS.

LEIA ESTE TEXTO- PARA COMENTAR EM SALA DE AULA.
 A REFORMA DA CASA
Reformar a casa é sempre um transtorno. Tudo fica fora do lugar.
O sofá cede espaço a um monte de areia: há cimento e pó em todos os cantos e o cheiro de tinta se espalha pelo ar. Os prazeres e os compromissos se esfarinham pelos imprevistos, pelas mudanças não planejadas e pelos serviços malfeitos. O orçamento vai ficando cada dia mais curto e o prazo para terminar cada dia mais longo.
Para evitar aborrecimentos, há quem prefira passar a vida sem arriscar qualquer mudança, optando por acomodar-se à zona do conforto intrínseca da mediocridade. Todavia, aqueles que ousam enfrentar o desafio da mudança recebem como recompensa a emoção de criar e o prazer de ter criado.
Nossa vida é nossa casa. Um lar abstrato, que podemos manter como está, ou então reformar, aumentar, redecorar, por abaixo se for preciso, par reconstruir de um jeito melhor.
Colocar a vida em obras é também um grande transtorno, com uma agravante: você não pode abandoná-la temporiamente, hospedando-se em outro lugar. Tem que aprender a conviver com a areia, o cimento, o pó e a tinta, a dividir seu espaço com o pedreiro e o pintor, desviar-se de entulhos, dormir com o cheiro de tinta e trabalhar normalmente ao som do martelo, da serra e do encanador. Como se não se bastasse, vai chegar ao ponto em que, ao contemplar tudo isso, você vai ter a nítida sensação de que a desordem não terá fim e amargará o dia em que decidiu abandonar a comodidade da rotina para buscar novos horizontes, para fazer valer sua vocação e colocar em uso digno os talentos que Deus lhe deu.
Mas aos poucos, tudo vai tomando forma. O que foi projetada ganha contornos de um lar novo e vibrante. Angustias e aborrecimentos ficam no passado, a realidade agora é prazerosa, enriquecida com o orgulho dos vencedores.
Por maior que seja a dificuldade de perseguir um sonho, maior ainda é a alegria de vê-lo se concretizar. Tente, pois tentar é o tempero da vida.
( Autor desconhecido )

49 comentários:

  1. Alunas: Marcella Magalhães, Nathielle Bárbara e Gessiane Paixão: O texto aborda o tema "reforma em casa" de forma denotativa, e usa os elementos da reforma como por exemplo: pincéis, tinta e cheiro forte de tinta para exemplificar as dificuldades que as pessoas encontram em fazer uma grande mudança de vida. No fim, o tema quer passar a ideia de que uma mudança, seja na casa, seja na vida pessoal, é algo que incomoda pois no tira da zona de conforto porém poucas coisas são tão gratificantes quanto ver os resultados de tal experiência.

    ResponderExcluir
  2. Adair belo: o texto aborda uma ocasião que precisamos enfrentar varias dificuldades para conseguimos os nosso objetivos da vida, porque sem dificuldades nosso objetivo não ira ter uma barreira que possamos passar por ela. como e o caso desse texto. para conseguir a sua reforma ele teve que passar por varias dificuldades. isso e a vida passamos por ela repleto de dificuldades.

    ResponderExcluir
  3. Raurilane,Bruna e Karla-O texto mostra que em uma coisa tão simples como reformar a casa,se pode ter vários sentimentos e sensações :D 2º ano 9

    ResponderExcluir
  4. Alunos:Ana Carla, Everaldo Júnior,Jéssica Guedes,Ingrid Raissa e LetíciaAssunção
    -- O texto fala sobre mudanças, tanto materiais tanto na vida. Pois as vezes temos que tomar mudanças bruscas em nossas vidas, então temos que começar com coisas pequenas.

    ResponderExcluir
  5. Alunos: Gabriel, Diego, Lara e Haêdra; O texto passa a ideia que quando se vai em busca de mudanças, se passa por certas dificuldades e desconfortos, mas que no final vale a pena.

    ResponderExcluir
  6. O autor(a) , quer transmitir ao leitor não só uma ideia de mudança na casa, mais uma mudança na vida , e ter consciência de que pode haver momentos ruins como momentos bons ,e aceitar o desafio .
    Alunos : Lucas Rodrigues
    Maria Karolina
    Kauane Gomes
    Diogo Braga
    Paulo Ricardo

    ResponderExcluir
  7. Alunos(a):Elivelton,Iuri,Matheus,Gabriel,Meres
    O texto aborda as situaçoes de rotina em que vivemos diariamente, fala sobre as necessidades que temos para descobrir o novo,de termos novos planos e projetos.
    Na vida não podemos deixar tudo virar rotina; temos que nos desviar-mos, inovar, buscar novidades, buscar reformas!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. O texto passa uma mensagem que assim como reformamos nossa casa,podemos reformar nossa vida,sendo que sabemos que a cada mudança encontramos desafios porém esses podem ser superados com os benefícios que depois virão.
    Alunos:Diego,Frantielen,João e Silvana.
    turma:2° ano 08

    ResponderExcluir
  11. Nome:Rodrigo Algekson N°31 turna 2°8
    o texto fala a reforma q e bom por um lado e outro por que e uma chatice a reforma
    Colocar a vida em obras e gastar dinheiro
    com areia, o cimento, o pó e a tinta
    O texto fala fala sobre as necessidades que temos para descobrir o novo,de termos novos planos e projetos.

    ResponderExcluir
  12. Alunos: Ana Beatriz , Bárbara Thais e Fábio Junior: O texto aborda que precisamos enfrentar várias dificuldades na vida para aprendermos e ter paciência para vencer todos os obstáculos da nossa vida.
    As vezes muitas pessoas preferem não arriscar a mudar seu estilo de vida, tendo capacidade mas acham que a vida daquele jeito é melhor.

    ResponderExcluir
  13. o texto retrata a mudança da vida, o quanto é difícil fazer isso e chegar ao resultado final que sempre se prolonga. Há pessoas que simplesmente se acomodam com sua forma de vida e não optam por mudar. No final das contas, é bom perceber a mudança e o que conseguimos conquistar e criar.
    ALUNOS:
    *Douglas;
    *Gabriel;
    *Italo;
    *Luiza.
    2º8

    ResponderExcluir
  14. O texto não só relata uma simples reforma de uma casa, mas sim se compara com a vida.
    Pois nós passamos por constantes mudanças no decorrer do tempo.

    Alunos(a);André,Daniel,Jéssica,Theo
    2°8

    ResponderExcluir
  15. O texto retrata que tudo na vida tem um lado bom e ruim a reforma é um exemplo disso pois causa muita bagunça e transtorno mais tudo isso é recompensado com o conclusão da obra e isso refere-se a vida por que depois de muita luta vem a conquista.
    Nomes:Diene,Claudemir,Bianca

    ResponderExcluir
  16. Amanda Rodrigues, Geandra de Morais, Kemila Aline: o texto aborda "A reforma da casa", mais no entanto a casa somos nós, que em nossa vida passamos por dificuldades semelhantes as reformas, mas temos que ir até o fim, em busca de uma perfeita casa, pois jamais devemos desistir dos nossos sonhos.

    ResponderExcluir
  17. Alice, Dielma e Kímbenlin . 2°17
    Mesmo que seja difícil precisamos passar por estes momentos, é preciso passar pela reforma para que vejamos o final que valerá a pena e que haja mudança. Por mais complicado que seja temos que lutar por nossos sonhos .

    ResponderExcluir
  18. O texto retrata que apesar dos imprevistos da vida que seriam as "mudanças", existe também a emoçâo de ver que toda a poeira das mudanças darão espaço a um novo horizonte que sempre sera melhor.

    segundo ano 17
    Saulo Figueredo Peixoto n 32
    Caio Alves Martins n 3
    Rodrigo Izidoro Padilha n 30
    Aline Lopes Santos n 2

    ResponderExcluir
  19. Nossa vida é como uma reforma de uma casa.. cada dia é como se fosse um material de construção as vezes fica bagunçada e temos que organizar..temos que ter cuidado em casa coisa que fazermos para não errar..e se errar..temos que recomeçar.
    Alunas: Suzan Paiva n°33
    Jessica de Souza n°16
    Gabriele Benigno n°12

    ResponderExcluir
  20. Colocar um exemplo de nossa vida como uma casa, tendo que reformá-la quando precisamos, aumentar, muitas vezes estamos num momento da nossa vida que precisamos nos diferenciar para nos tornarmos pessoas melhores...

    Matheus Marinho nº27, Debriane nº7, Luana Veloso nº22, Ronicléia nº31
    2º17

    ResponderExcluir
  21. Fabiane e Paulo Alfredo . O texto fala que nós devemos se espelhar em nossa casa , não podemos desistir dos nossos sonhos mesmo que sejam difíceis de se alcançar , que não podemos nos acomodar diante as dificuldades, pois a recompensa será sempre uma grande vitória.

    ResponderExcluir
  22. Toda reforma da casa é um transtorno, temos que mudar a cor, os telhados, temos que mudar os móveis, é como a nossa vida tem,os que mudar muitas coisas...


    Maria Deiliane 23
    Janaina Franciele 15

    ResponderExcluir
  23. É um texto interessante, no qual aborda a dificuldade de uma reforma na casa no qual afirma que a casa é nossa vida, nas quais concordamos, pois nossas vidas, assim como a casa passa por transformações.
    Carla, Hanna e Karolina. 2º17

    ResponderExcluir
  24. O texto cita que nada e impossível,só basta você SONHAR E ACREDITAR, por mais difícil que seja não desistir nunca:)

    ResponderExcluir
  25. O texto aborda de como cada pessoa deve tratar suas vidas, se ela decide deixar suas vidas como estão, ou desejam melhorar.

    (Bruno Mangerot,Paulo Saulo, Igor Almeida)

    ResponderExcluir
  26. O texto fala da dificuldade que o ser humano tem de fazer mudanças, e vivem em uma vida medíocre, chata. Para encarar uma mudança na,casa tem que ter coragem, e disposição para encarar as dificuldades de frente. Pois na verdade estamos fazendo mudanças em nossas vidas, aprendendo a cada dia e tendo perseverança de não desistir. Pois é com a dificuldade que descobrimos o quanto somos capazes de alcançarmos nossos objetivos, e seguir em frente vitoriosos.

    Hosana Elisabeth, Paloma Guzzo, Helda Adriana. 2º 21

    ResponderExcluir
  27. com muito esforço o autor explica-nos sobre o comodismo que muitas vezes deixamos tomar conta de nossas vida
    ele nos inflama a deixar essas mesmice e darmos um sentido para a vida ou seja dar sabor aos dons que recebemos e não nos desfazermos dos mesmos
    uenderson e elton 2º21

    ResponderExcluir
  28. Esse texto nos mostra um outro lado da reforma, onde refere-se também a nossa vida;estão sempre ocorrendo mudanças a nossa volta, mas algumas pessoas acomodam-se com o que tem e não busca novas mudanças ao seu redor.
    Bruna,Natália,Amanda.2°21

    ResponderExcluir
  29. É um texto mostrando que nossas vida é uma reforma, cada um tem seus próprios desejos e vontades e obrigações. nossas vidas a cada dia passa por mudanças assim como uma casa em reforma. Não podemos nos acomodar com situações que não nos leva a nada.
    Ana Carolina
    Aline Duarte
    karina Daniele
    2º21

    ResponderExcluir
  30. Alunos:Maiara Portugal, Weslayne Rodrigues, Ânderson. 2° 18
    o texto quis dizer que a nossa vida é uma constante reforma, porque quando decidimos mudar temos que aprender a conviver com certas dificuldades, mas no final de tudo nos devemos encarar tudo isso pois é algo passageiro e ao final recebemos a recompensa e desfrutamos de tudo isso.

    ResponderExcluir
  31. há situações em nossas vidas, onde devemos deixar nosso conforto para que futuramente tenhamos uma vida boa e estabilizada.!
    BRUNA NAIARA
    ARIADNE QUEIROZ
    MATEUS JÚLIO
    ALDILENE TAVARES.. 2°18

    ResponderExcluir
  32. É, realmente reformar a casa é uma poesia para quem tem uma imaginação fértil e leitura.

    Felipe Santos
    Dalton Carvalho
    Daianny Jacqueline
    Letícia Ferreira

    ResponderExcluir
  33. Em nossas vidas sempre há reformas, muitas mudanças ocorrem, tanto boas quanto ruins, fazendo com que cresçamos intelectualmente.
    Com isso temos a capacidade de costumarmos uns com os outros, trazendo harmonia em nosso meio.
    Amanda Castro 03
    Débora Rodrigues 10
    Fernanda Cavalcante 14
    Thaís Azevedo 27
    2°18

    ResponderExcluir
  34. Esse texto retrata nossas vida em que tudo passa por varias dificuldades e para superá-las precisamos sempre de mudanças, das mais difícil as mais simples e esta sempre a procura de informações que possam ajudar a resolve nossas dificuldades.
    Rafaela cristina
    Ana carolina
    Pedro França
    Vinícius
    2°18

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. O texto fala sobre as diversas transformações da vida, que devemos conviver com as consequências igual a reforma de uma casa. As experiencias são sempre boas e construtivas.

    2 ano 18
    ADELAIDE SILVA
    MEIRYSLAYNNE OLIVEIRA
    VICTOR OLIVEIRA

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Na vida passamos por dificuldades, mais no fim acaba dando certo. Gabriela, Raimunda e Werisson 2 ano 18

    ResponderExcluir
  39. Há situações em nossas vidas, onde devemos deixar nosso conforto,para que futuramente tenhamos uma vida boa e estabilizada, mas para que isso aconteça, deve ocorrer uma reforma em nossas vidas.!
    BRUNA NAIARA
    ARIADNE QUEIROZ
    MATEUS JÚLIO
    ALDILENE TAVARES.. 2°18

    ResponderExcluir
  40. Victória e Caroline
    Nao tiveram tempo de ler, motivo jornal.

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. O texto se refere a mudanças e assim como todas,pode ser dificil no começo mas se elas forem para melhorar sempre vale a pena o sacrifício.
    Ana Letícia
    Ana Lúcia
    Izabel Borges
    Gisele Beatriz
    Gabriel TGB
    João Pedro
    2°20

    ResponderExcluir
  43. Texto se Refere a mudanças de vida que precisamos de sacrifícios para obtermos objetivos na vida e realizarmos nossos sonhos.

    Brendon E.
    Fabricío F.
    2º 20 Tarde ée Noixx "!!

    ResponderExcluir
  44. Muitas das vezes devemos tomar decisão Certas na Vida,sair da Zona de conforto.
    Mais as vezes não temos coragem de Arriscar novos objetivos na Vida.

    Temenson Gabriel - TGB
    Karol Bello
    Gisele Beatriz
    João Pedro

    2º 20 - Tarde. (LINDOS.s2)

    ResponderExcluir
  45. O texto retrata "Pra vencer na vida precisamos passar por dificuldades e mudanças".

    Rayane G.
    Vandressa B.
    Cleydiane S.
    Valcinei F.
    "2°20"
    *----------* (H)

    ResponderExcluir
  46. o texto se refere que estamos muito acomodados, que temos que sair da nossa zona de conforto, não podemos continuar nessa mesmisse,pois no final somos gratificados pelos nossos sacrificios.
    Bruna oliveira
    Milena santos
    bruna orozimbo

    ResponderExcluir
  47. O texto nos transmite uma comparação.
    A reforma da casa, e as mudanças na vida. As vezes é preciso mudar um móvel da casa, para que se tenha mais espaço, e conforto. Na vida uma mudança é sempre bem vinda, mas nem sempre é bem executada.
    Na casa uma reforma pode trazer desconforto( a poira, o cheiro de tinta, e outros), mas devido à tantos sacrifícios, o objetivo é alcançado. Assim é em nossa vida, é preciso mudar, e aceitar, para em fim chegar ao que realmente se espera.
    Ayrton Sena, Felipe Neves, Ramyles Santos 2° 21

    ResponderExcluir