LEITURA
EXPERIÊNCIA
EXPERIÊNCIA
PERSISTÊNCIA
SENSO CRÍTICO
SENSO CRÍTICO
Sempre que se escreve um texto é porque se tem algo a dizer.
Sempre que se lê um texto é porque se busca alguma informação sobre o assunto.
QUE É DISSERTAR Discutir, expor e/ou comentar uma determinada idéia. Argumentar com fundamentação que demonstre posição a respeito do assunto. IMPORTANTE: DELIMITADOS: apresentados diretamente sob a forma de uma frase afirmativa ou de uma pergunta a respeito de um assunto. A corrupção é maléfica à sociedade. A violência gera mais violência? ABRANGENTES: apresentados a partir de um ou mais textos de onde se deve extrair diversas abordagens que devem ser trabalhadas na redação. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO •I - Apresentação: • Legibilidade do texto escrito; indicação dos parágrafos respeitada; rasuras. II - Estrutura Textual: • Introdução; Desenvolvimento; Conclusão. III - Conteúdo: • Adequação ao tema proposto; progressividade do tema; Coerência; Coesão; Originalidade e criatividade no tratamento dado ao tema. IV - Expressão: • Estrutura sintática; Estrutura verbal; Concordância nominal; Concordância verbal; Regência nominal; Regência verbal; Acentuação; Ortografia; Pontuação. O QUE EVITAR NA REDAÇÃO •1) EMPREGO DE PRONOME RELATIVO •Esta é a região a cujos os limites me referi há pouco. •Correção: Esta é a região cujos limites me referi há pouco. Comentário: cujo - pronome relativo: indica posse, equivale ao pronome possessivo seu, sua e concorda com o termo que sucede, dispensando, assim, o emprego do artigo (o, a, um, uma e seus plurais). •Você vai conseguir falar com gente que você nunca falou antes •Correção: " (...) falar com gente com quem/ com as quais você nunca (...)". Comentário: o pronome relativo deve aparecer regido de preposição com, pois quem fala, fala com alguém. •Os bancos internacionais, onde o Brasil é credor, decidiram rever as taxas de juros. •Correção: Os bancos internacionais, dos quais o Brasil é credor, ... Comentário: o pronome onde, enquanto relativo deve sempre indicar lugar, exemplo, Eis o colégio onde estudo. O raciocínio que deve ser empregado neste exemplo é: o Brasil é credor de quem? - dos bancos internacionais; portanto, dos quais é credor. •2) PERÍODO LONGO DEMAIS •A menos que tenha muita segurança no que está dizendo, o aluno deve evitar períodos longos demais. Muitas informações em um só período quase sempre resulta em falta de clareza e ambigüidade. •É segundo esta noção de projeto que vamos, a partir desta visão humanista da problemática urbana - sem deixar de levar em consideração as nossas condições de país de formação colonial - analisar os projetos de cidade expressos nos trabalhos de diversos órgãos federais. Correção: Vamos analisar os projetos expressos nos trabalhos de diversos órgãos federais a partir de uma visão humanista da problemática urbana. •) FRASES MUITO CURTAS - ESTRUTURA INCOMPLETA. •Agora, época de eleição, a população cansada de enriquecer políticos, sem escolha de partido. •Comentário: o trecho acima não foi concluído pelo aluno, dessa forma, a estrutura do período tornou-se incompleta. Correção: Agora, época de eleição, a população cansada de enriquecer políticos, sem escolha de partido, fica à mercê de discursos moralistas que visam formar a opinião pública segundo os seus interesses. 4) PROBLEMAS DE SIGNIFICADO E CONSTRUÇÃO. •Era um belo sábado, uma noite muito agradável onde um lobo ruiva no alto da colina dos Andes, demonstrando estar solidário ou anunciando sua solidão... •Comentário: O trecho acima, extraído de uma redação de vestibular, apresenta alguns problemas de significado e de construção: a) uso inadequado da palavra onde; •b) imprecisão vocabular ruiva em lugar de uiva e solidário em lugar de solitário; •c) incoerência externa: presença de colina nos Andes. OS 10 MANDAMENTOS PARA UMA BOA REDAÇÃO DE VESTIBULAR •Leia os textos de apoio. Eles estão lá para auxiliá-lo; •Organize suas idéias. Pense antes de começar a escrever; •Jamais fuja do tema proposto; •Seja coerente e coeso. Estes são pontos fundamentais para a elaboração de uma redação; •Tenha cuidado com o padrão culto da língua. Evite o uso de gírias, expressões populares e palavras estrangeiras; •Evite o uso de parágrafos muito longos; •Fique atento à concordância verbal. Tenha o cuidado de flexionar corretamente os verbos quando usá-los no gerúndio ou no particípio; •O texto deve ter uma seqüência lógica; •Preste atenção quanto à modalidade de texto proposto (dissertação, carta, etc); •Faça uma letra legível, afinal de contas não adianta nada seguir os outros conselhos e redigir seu texto com uma caligrafia impossível de ser lida. CRITÉRIOS DE ANULAÇÃO •1. FUGA DO TEMA PROPOSTO; •2. CADERNO DE RESPOSTA EM BRANCO; •3. ESCRITA A LÁPIS; •4. TEXTO EM FORMA DE VERSO; •5. ASSINATURA NO CORPO DO TEXTO; •6. LETRA ILEGÍVEL; •7. RESPOSTA FORA DO ESPAÇO ESTABELECIDO INCOERÊNCIA. •A economia registra crescimento negativo; •Acho que tenho certeza; •É uma falta de pouca vergonha; •Embora o consenso não seja unânime; •Equipe contou com dois jogadores expulsos; •O dólar sofreu um deslize para cima; •Os fatos aconteceram precisamente entre 16 e 20 horas... TAUTOLOGIAS •Abertura inaugural; •Acabamento final; •Conviver juntos; •Em duas metades iguais; •Elo de ligação; •Última versão definitiva; •Voltar atrás; •Encarar de frente; •Há anos atrás... INADEQUAÇÃO VOCABULAR •... Corroborando para a inpunição... •Isso se chama acomodadismo. •... facilitou muito para o trafigo de comercialização e transportação de produtos dos estados. •... para que no futuro a água não fique instinta. • Com a construção da BR 364 teve como marco importante o exploramento da “Borracha”. •Precisa-se começar uma reciclagem mental dos humanos, fazer uma verdadeira lavagem celebral em relação ao desmatamento, poluição e depredação de si próprio. DÚVIDAS •1. É permitido escrever com letra de forma? SIM •2. É permitido usar corretor? NÃO •3. É permitido escrever a lápis? NÃO •4. Se o vestibulando fugir do tema, ele perde ponto? SIM •5. Usar gíria, palavrão ou linguagem coloquial tira pontos? SIM TENTE PRATICAR. OBS: Pesquise também... | ||
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