quarta-feira, 7 de setembro de 2011

TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA - Ler também é divertido...

Contextualizado no fim do séc. XIX, no Rio de Janeiro, Triste Fim de Policarpo Quaresma, o principal romance de Lima Barreto, narra os ideais e a frustação do funcionário público Policarpo, homem metódico e nacionalista fanático.
Sonhador e ingênuo Policarpo dedica a vida a estudar as riquezas do país: a cultura popular, a fauna, a flora,os rios, etc. Sua primeira decepção se dá quando sugere a substituição do Português como língua oficial, pelo tupi. o RESULTADO É SUA INTERNAÇÃO em um hospício.
Aposentado,confiante na fertilidade do solo brasileiro, dedica-se a agricultura no sítio sossego. Contudo, depara-se com uma dura realidade: a esterilidade do solo, o ataque das saúvas, a falta de apoio ao pequeno agricultor.
Por fim com a eclosão da  revolta armada, no Rio  de Janeiro, Quaresma apoia  o então presidente, o Marechal Floriano Peixoto, e participa do conflito como voluntário. No cargo de  carcereiro, critica as injustiças que vê serem praticadas contra os prisioneiros. Em razão dessas críticas, é preso e condenado ao fuzilamento por ordem do próprio Floriano, seu ídolo.
Além da descrição política do país no início da República, a obra traça um rico painel social e humano dos subúrbios carioca na virada do século. Aposentados, profissionais liberais, moças casodoiras, carreiristas, músicos, donas de casa,o mulato--esse é o universo retratado por Lima Barreto em Triste Fim...Destacam-se nesse conjunto, as personagem Ismênia, que tendo sido educada para o casamento, enlouquece quando abandonada pelo noivo;Olga, sobrinha de Policarpo, que difere da maioria das mulheres por ser mais independente;e o violonista e cantor de modinhas Ricardo Coração-dos-Outros, amigo de Policarpo.

QUER SABER MAIS LEIA... TAMBÉM É DIVERTIDO.

Observe que não é diferente de hoje!
Rio de Janeiro............Continua em guerra ( ... )
Funcionário público......Continua em guerra com o governo (... )
Dia 07 de Setembro......Continua buscando liberdade ( ... )
O povo..............Continua sonhando e acreditando no político
As riquezas... Continuam sendo exploradas por outros países (...)
A língua brasileira.....Continua em busca da sua identidade (...)
Os loucos.......Continuam soltos ( ...)
Aposentados, pensionistas.....Continuam a ver sua realidade ( ...)
As revoltas armadas ou não...Continuam sendo criticadas
As injustiças.....Continuam sem a razão
Mudou de Presidente.... ESSE CONTINUA DO MESMO JEITO!!!! OU SERÁ PIOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário