sexta-feira, 16 de abril de 2010

REDAÇÃO AVISO

As redações serão produzidas na sala de informática, TERÇA-FEIRA dia
20/04.

TEXTO DA PROVA OBJETIVA: IRACEMA.

4 comentários:

  1. O privilégio de ser brasileiro.

    Com todas as vantagens que temos em morar em um país que nós brasileiros criticamos tanto, e os outros sintem tanta vontade de morar aqui ou ao menos passar férias e conhecer uma das 7 maravilhas do Mundo, já nós, preferimos uma viajem á Euroupa ao invés de conhecer outra região do nosso país. Muitos brasileiros que moram na parte Sul do país por exemplo, não tem conhecimento algum sobre o Norte, onde existem várias aldeias índigenas, fauna e flora e todas as potências naturais.
    O brasileiro na verdade é muito antipatriota, prefere falar mal do seu país e elogiar outro. Torcem para outra seleção em ano de Copa do Mundo, porque não gostam de um o outro jogador, escolhem times europeus para torcerem ao invés de um time brasileiro onde você pode chegar a assistir o jogo no estádio.
    Temos que nos orgulhar do nosso país, e de todas as etnias que nele há. Temos como exemplo uma obra famosa de José Alencar, IRACEMA. Onde ele conta um romance entre um europeu e uma índia brasileira, e essa obra retrata as maravilhas naturais que o Brasil possui, e também exalta o povo brasileiro e seu patriotismo, em que todo o Mundo ficou sabendo atraves se um marco famoso da literatura brasileira.


    nome: Yasmin Souza [SEP]n° 38
    Thiago Talles [CRF] n° 35
    série: 2°6

    ResponderExcluir
  2. Alunos : Abraão e Plínio
    Nº :01 , 30 turma : 2º 6

    Iracema

    A história de Iracema fala sobre o Brasil no período pré-colonial onde os portugueses e holandeses lutavam
    pelo domínios das terras de onde hoje é o litoral do Ceará, Iracema a virgem dos lábios de mel,que tinha os cabelos negros que a asas da grauna e mais longo que seu talhe de palmeiras.
    Mais rápida que a ema selvagem.O pé gracil e nu,mal roçando,alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com os primeiras águas.
    Um dia,ao pino do sol,ela repousava em um claro da floresta.banhava-lhe o corpo a sombra da oiticica,mais fresca do que o orvalho da noite.Os ramos da grácia silvestre esparziam flores sobre os úmidos cabelos.Escondidos na folhagem os pássaros ameigavam o canto.
    Diante dela e todo contemplá-la,está um guerreiro estranho,se é guerreiro e não algum mau espírito da floresta.Tem nas faces o branco o das meias que bordam o mar,nos olhos o azul triste das águas profundas.
    Ignotas armas e tecidos ignotas cobrem-lhe o corpo.

    ResponderExcluir
  3. O AMOR

    É bom ressaltar que por causa dos costumes de IRACEMA, o amor que ela sentia
    por Martim, era praticamente impossível, pois ela era uma índia e ele um português. Mesmo ela sabendo dessas diferenças ela decidiu lutar pelo seu amor. O único modo deles viverem esse amor era fugindo.
    A holandesa se apaixonou pelo nosso país, e com isso, ela criticava os outros países.

    ResponderExcluir
  4. A obra de Iracema retrata a vida indigena.Limita-se a falar profundamente a linguagem e os costumes dos indios.Em relação ao mundo atual consiste em dar ideias modernas e civilizadas,comparando o mundo hoje,o povo indigena vem cada vez mais se adaptando a cultura urbana.

    Amanda n°03
    jênifer n°14
    Luana n°21

    ResponderExcluir