sábado, 18 de junho de 2011

JORNAL É PARA LER.... E NÃO... VOCÊ SABE.

Capitu traiu Bentinho?


Nesta quarta-feira, dia 25 de maio, na escola João Bento da Costa os alunos do 2º ano das turmas da professora Sônia Santos realizaram uma encenação do julgamento de Capitu, personagem do livro; Dom Casmurro de Machado de Assis, na forma de um júri popular. Capitu foi acusada de ter traído seu marido, Bentinho, com o melhor amigo dele, Escobar. Para quem já conhece a história sabe que Dom Casmurro é uma obra prima de Machado de Assis, um legado da literatura brasileira e que contém um enigma que gera muitas discussões pelo mundo a fora.
Dom Casmurro é um livro o qual sua história é debatida em escolas no ensino médio, nas faculdades pelos acadêmicos de Direito e psicologia.

No livro contem fatos que nos leva a crer que Capitu teria traído Bentinho e que poderíamos assim acusa-la de traição, tudo isso seria muito fácil se o autor não tivesse atribuído características de louco ao Bentinho que faz o papel de homem enciumado e muito desconfiado. Então o livro nos dá duas formas de interpretar a história. Foram realizado vários júris em cada sala e pareceu que em todas elas a Capitu saiu como inocente mas para o júri da turma do segundo ano-dezesseis Ela foi considerada culpada. Segundo o júri, a promotoria estava bem mais articulada do que a defesa e apresentou mais fatos dentro do livro já a defesa so afirmou que Bentinho era louco o que não foi suficiente para inocentar Capitu.

Esse júri foi um trabalho de português, pedido pela professora Sonia Santos, no que ela se dedicou também para a realização desse trabalho para com os alunos, levando-os para assistir um júri de verdade no Forum criminal de Porto Velho para que os alunos pudessem aprender, e também para incentivar aos estudantes que desejam seguir carreira no ramo de Direito. O júri como já se sabe foi um trabalho, mas mostrou para todos que literatura e Direito tamb se combinam.
Autor: Iago Zalenda



Exame Nacional do Ensino Médio 2011

O ENEM aproxima-se, as inscrições já estão encerrando dia 10 de junho, se inscreva ainda dá tempo. O ENEM se tornou tão importante, que para algumas faculdades do Brasil é considerado como a primeira fase do vestibular e só ingressa na Faculdade quem faz o Exame Nacional do Ensino Médio, e é obrigatório pra quem pretende ingressar numa Universidade Federal, o nem é o portal para o PROUNI, UNEP e para as instituições federais. Quem não estiver no terceiro ano também pode fazer, o ENEM traz alguns beneficios, como por exemplo, para aqueles que têm mais de dezoito (18) anos, que cursam o ensino médio e estão atrasados, sendo aprovados no ENEM, estes poderão concluir os estudos se desejarem, é só na hora dda inscrição escolher a opção; deseja que o ENEM ajude você a concluir o ensino médio, e para aqueles que não têm dezoito anos e não estão no ultimo ano escolar, servirá como experiência e conhecimento.

Autor: Iago Zalenda

Simulado JBC

Acontecerá nesta sexta-feira (10) o I Simuladão da escola João Bento da Costa, que iniciará as 14h00 e terminará 17h00, a prova terá 100 questões divididas por dez matérias ou assuntos. As questões são elaboradas pelos professores da escola João Bento. O simulado é somente para os estudantes do JBC, e que estão cursando os 1º e 2º anos. A prova Tem por objetivo proporcionar aos estudantes a sençasão de participar um verdadeiro vestibular ou concurso. E do ENEM que já se aproxima. Este simulado é muito importante, todos devem fazer. A prova terá de três á quatro horas de duração, o portão fechará ás 14h0015min, já com o tempo de Tolerância.

A inscrição está sendo realizada até hoje, quarta-feira (08) na sala da coordenação da escola. Para participar será cobrada a inscrição no valor de R$ 1,50 (um real e cinqüenta centavos) somente para pagar a Xerox. É a primeira vez que será realizado um simulado com uma tão grande preparação, como está que está sendo feito.

Por Iago Zalenda

Cartilha do MEC com erros de matematica “10-7=4”

Foram publicadas cartilhas do MEC com erros de calculo inaceitáveis, como pode se permitir que seja publicado materiais didáticos, que deveriam ser enviado as escolas, serem editados ddesta forma.

Sabemos que não é a primeira vez que isso acontece , será que vamos ter que nos preocupar mesmo com isso, saber se os o futuro desta geração está sendo educado corretamente pela nossas escolas publicas que o governo garante a educação de todos.

Por Iago Zalenda



Dia dos namorados

O Dia dos Namorados é uma data comemorativa, não oficial, destinada aos casais de namorados, pretendentes e apaixonados. É tradição a troca de presentes, bombons e cartões com mensagens de amor entre namorados ou pessoas que se amam. Aqui no Brasil, esta data é comemorada em 12 de junho. Em outros países, como nos Estados Unidos, por exemplo, a comemoração ocorre em 14 de fevereiro (Dia de São Valentim – Valentine’s Day).

História da data (14 de fevereiro) - Origem do Dia de São Valentim

A comemoração desta data remonta o Império Romano. Um bispo da Igreja Católica, São Valentim, foi proibido de realizar casamentos pelo imperador romano Claudius II. Porém, o bispo desrespeitou a ordem imperial e continuou com as celebrações de matrimônio, porém de forma secreta. Foi preso pelos soldados e condenado à morte. Enquanto estava na prisão, recebeu vários bilhetes e cartões, de jovens apaixonados, valorizando o amor, a paixão e o casamento. O bispo Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro do ano 270.

Em sua homenagem, esta data passou a ser destinada aos casais de namorados e ao amor. A comemoração passou a ser realizada todo 14 de junho, principalmente, na Europa e, posteriormente (século XVII), nos Estados Unidos.

História do Dia dos Namorados no Brasil (12 de junho)

No Brasil, a data apresenta uma história bem diferente, pois está relacionada ao frei português Fernando de Bulhões (Santo Antônio). Em suas pregações religiosas, o frei sempre destacava a importância do amor e do casamento. Em função de suas mensagens, depois de ser canonizado, ganhou a fama de “santo casamenteiro”.

Portanto, em nosso país foi escolhida a data de 12 de junho por ser véspera do dia de Santo Antônio (13 de junho). Assim como em diversos países do mundo, aqui também é tradição a troca de presentes e cartões entre os casais de namorados.
Fonte: www.google.com.br Por Kerolay Lacerda



NO DIA DOS NAMORADOS APOSTE EM UM ESTILO ROMÂNTICO

Apesar do presente ser uma maneira de demonstrar amor e carinho pelo companheiro, esse dia tem também que ser bastante curtido pelo casal. Não sendo tão tradicional, o namorado pode também convidar a companheira para ir a balada, passear no parque e até para uma ocasião mais simples como tomar um sorvete, o que realmente importa é o sentimento e o carinho de cada um. Geralmente no Dia dos Namorados todos querem parecer mais bonitos para a pessoa amada, os casais se produzem mais e é aí que entra a grande dúvida das mulheres, de qual maquiagem fazer para essa ocasião, ela tem um papel importantíssimo no resultado final e a quantidade e a forma que os produtos são aplicados devem ser controlados, na verdade, tudo depende do local onde vai ser o encontro, o momento do dia e também a roupa que será usada. Confira aqui algumas dicas:

Se você for sair durante o dia:

- Não use nenhum tipo de maquiagem pesada nos olhos quando o encontro for a luz do sol, uma ótima idéia é usar cores que combinem com os seus olhos e mais claras, como sombras bege, cinza, marrom, ou até mesmo combinando com a cor da sua roupa, mais lembre-se de não exagerar muito nos tons. Ao invés do lápis preto, de preferência ao marrom ou cinza, para não pesar muito e ter uma aparência mais leve e natural.

- Nos lábios use sempre tons naturais, os gloss são mais utilizados durante o dia e os tons de rosa estão em alta. Deixe o vermelho de lado, pois ao mesmo tempo em que ele se torna bonito, carrega demais o visual e é claro, deixa marcas indesejáveis no seu namorado.

- Nos cílios e sobrancelhas, opte pela máscara incolor e passe um pouco de sombra marrom para contornar os fios, a sombra trás uma grande melhoria na aparência dos olhos. Nas bochechas, use o blush moderadamente, tendendo mais para os tons de pêssego.



Se você for sair durante a noite:
A maquiagem pede um ar de romantismo, mesmo quando noturna, portanto não abuse muito e não saia muito “carregada”.
- É claro, antes de tudo prepare a sua pele, mas tente não exagerar muito se não começa a ficar artificial.

- Nos olhos, tente combinar os tons, utilize sombra com tons bege ou da cor da sua roupa para destacar, aqui a modelo usou o rosa claro, abuse do rímel nos cílios superiores e passe uma leve camada nos inferiores para obter um efeito incrível, na pálpebra de baixo passe apenas uma linha de sombra branca para dar uma iluminada e clarear o olhar.

- Nas bochechas passe um blush que dê um ar de bronzeado e nos lábios a aposta mesmo para a noite continua sendo o batom nude ou rosa claro, dê preferência aos batons secos e não aos cremosos, pois os homens não gostam nem um pouco de ficar com aqueles vestígios de batom e gloss na boca. Aposte nos cabelos sem chapinha e levemente ondulados, aquele com ar de “desarrumado”. Para isso use os produtos para cachos e dê uma amassada no cabelo com as próprias mãos se quiser conseguir o efeito. E lembre-se, mulher sempre pensa que os homens adoram as famosas maquiagens fortes, com os olhos pretos que a gente tanto usa, mas na verdade, eles gostam mesmo é da beleza natural e nada muito exagerado.
Fonte: site da Capricho Por: Sabriny Sandy



Saúde durante e após a gravidez

Todo desejo de uma mulher grávida, é voltar em forma após a gravidez, engordar durante a gestação é normal, mas, é preciso tomar cuidados para não ficarem obesas após a gravidez..

Isso ocorre ao velho ditado que grávida come por dois, mas dobrar a quantidade de alimentos é errado, deve-se apenas aumentar pouca coisa na sua alimentação. Mas também pode haver o aumento de peso devido aos hormônios que são produzidos pela placenta.

Cada mulher tem sua composição corporal, podendo engordar muito ou pouco.

Toda gestante tem que fazer exercícios físicos leves, sem medo da perca do seu bebê, os exercícios estão associados a incidência de enjôos e dores no corpo..Claro,que deve ocorrer um acompanhamento de um profissional adequado.

Uma gestação gordurosa pode trazer riscos á gestante e ao bebê, pode ocorrer diabete gestacional, a mãe fica muito gorda e engorda o bebê dificultando o parto e podendo ele nascer com hiperglicemia alta.

As futuras mamãe devem comer bem, aumentando o consumo de frutas,tomar mais leite por dia,reduze alimentos que contenham gorduras,Pode existir lentidão na digestão,com sensação de estomago cheio e prisão de ventre ,isso é normal, tem que comer muitos cereais e beber bastante água.

È preciso usar roupas folgadas e evitar o sol.

após a gestação a mamães tem que fazer exercícios na academia e entra em uma dieta saudável controlando sua alimentação sem esquecer que esta alimentando.

A gravidez é uma linda fase que as mulheres passam e tem que cuidar de sua saúde e de seu bebê ficando em forma.
Fonte: www.google.com.br Por Ana Beatriz P. Dantas



A cidade mais linda, Porto Velho-RO

Rondônia é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado na região Norte e tem como limites os estados do Mato Grosso (a leste), Amazonas (ao norte), Acre (a oeste) e a República da Bolívia (a oeste e sul). O estado possuí 52 municípios e ocupa uma área de 237.576,167 quilômetros quadrados. Sua capital é a cidade de Porto Velho.

Com 1.562.409 habitantes (IBGE/2010), Rondônia é o 3º estado mais populoso e o mais denso da região Norte, sendo o 23º mais populoso do Brasil. Cidades importantes são: Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Espigão do Oeste, Jaru, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena.

A população rondoniense é uma das mais diversificadas do Brasil, composta principalmente de migrantes oriundos de todas as regiões do país, dentre os quais destacam-se os paranaenses, paulistas, mineiros, gaúchos, capixabas, baianos e matogrossenses (cuja presença é marcante nas cidades do interior do estado), além de cearenses, maranhenses, amazonenses e acreanos, que fixaram-se na capital, preservando-se ainda os fortes traços amazônicos da população nativa nas cidades banhadas por grandes rios, sobretudo em Porto Velho e Guajará-Mirim, as duas cidades mais antigas do estado.

Porto Velho é a capital e o maior município, tanto em extensão territorial quanto em população, do estado de Rondônia. Possui uma área de 34.068,50 km², e população de 373.917 hab, sendo assim a terceira maior capital da região Norte superado apenas pelas cidades de Manaus e Belém. Localiza-se à margem direita do rio Madeira (afluente do rio Amazonas).

Desde meados do século XIX, nos primeiros movimentos para construir uma ferrovia que possibilitasse superar o trecho encachoeirado do rio Madeira (cerca de 380 km) e dar vazão à borracha produzida na Bolívia e na região de Guajará-Mirim, a localidade escolhida para construção do porto onde a borracha seria transportada para os navios seguindo então para a Europa e os Estados Unidos da América, foi Santo Antônio do Madeira, província de Mato Grosso.

As dificuldades de construção e operação de um porto fluvial, em frente aos rochedos da cachoeira de Santo Antônio, fizeram com que construtores e armadores utilizassem o pequeno porto amazônico localizado 7 km abaixo, em local muito mais favorável, conhecido como porto velho (ou porto do velho), daí o nome da cidade.

Tornou-se município em 02 de outubro de 1914, desmembrado do município de Humaitá, pertencente ao Estado do Amazonas. Em 1943, com o município de Guajará-Mirim, que era do Mato Grosso, passou a constituir o Território Federal do Guaporé, que em 1956 passou a ser denominado Rondônia, e veio a ser elevado à categoria de estado em 4 de janeiro de 1982. O município de Porto Velho encontra-se em área abrangida pela Amazônia Ocidental no Planalto Sul - Amazônico, uma das parcelas do Planalto Central Brasileiro.

O relevo do município é pouco acidentado, com variações de altitudes que vão de 70 metros a pouco mais de 500 metros. A região pertencente à grande Planície Amazônica situa-se no vale do rio Madeira e apresenta área de terras baixas e sedimentares.

Clima predominante é o tropical super-úmido, caracterizado por ser quente e provido de muita umidade. Situa-se em transição com o clima semi úmido da região centro-oeste e o clima equatorial predominante na região norte do Brasil.

A temperatura média é elevada, acima dos 28 graus, com elevada umidade relativa do ar e chuvas abundantes.

A economia do município é constituída basicamente pelo comércio, pecuária e poucas indústrias. E no futuro,o complexo hidrelétrico do Rio Madeira será a maior usina hidrelétrica do país, já que Itaipu é binacional.

As três caixas d'água, vindas em módulos metálicos dos Estados Unidos, foram montadas onde hoje se dá o cruzamento das ruas Carlos Gomes e Rogério Weber, na atual praça do mesmo nome, que atinge pelo lado oeste a rua Euclides da Cunha.

A primeira foi erguida em 1910 e as outras duas em 1912. Foram projetadas e construídas pela Chicago Bridge & Iron Works, de Chicago conforme informações contidas em placa de ferro fundido, cravadas nas pilastras de cada uma delas. São três tanques de forma cilíndrica, cobertos com chapas de metal de forma cônica, e a base em formato côncavo. Cada tanque está elevado do chão por quatro colunas de ferro feitas em treliça sobre fundação de concreto. Estão circundados à altura do bojo, por uma passarela com parapeito metálico de treliça por onde se chega através de uma escada.

Cada reservatório possui capacidade para 200.000 litros e serviram para abastecer a cidade de Porto Velho até o ano de 1957, funcionando por ação da gravidade.

Fonte: www.google.com.br Por Iago Zalenda





Nenhum comentário:

Postar um comentário